A premissa deste livro prometia uma coisa, e cumpriu. Este livro é muito mais do que um simples relato da relação entre uma escritora e um cão que herda de um amigo falecido
. É uma ode à literatura, à arte da escrita, à amizade, ao luto e à solidão. Perdi-me imensas vezes na leitura, pois ia à procura das referências literárias, passando para o meu caderno de memórias citações que me encantaram.
Não é a história de uma mulher e um cão. É mesmo muito mais que isso. E percebemos logo ao início que a leitura que estamos a iniciar é maior que o próprio livro. Transcende-o.Escrito com elegância, é uma delícia de leitura, mas não se pode dizer que tenha um enredo propriamente dito. Ou pelo menos não lhe é dada importância. Tal como num passeio. O importante é o destino ou o passeio em si?
O certo é que foi um livro que provocou o meu espírito de leitora, a minha alma de escritora. Fez-me rir. Fez-me pensar. E entrou no meu coração.
É uma leitura que recomendo aos amantes dos livros, aos que gostam mais de gatos do que de cães, e a quem dá valor aos Amigos que tem.