Opinião: "A Dança das Estrelas" de Emma Donoghue

Reservo todas as minhas horas de almoço à leitura. São cerca de 45 minutos seguidos a ler. Mais ou menos 50-55 páginas. Este livro tem 304. Li-o em 5 vezes. Literalmente, DEVOREI-O. 

"A Dança das Estrelas" de Emma Donoghue tomou de assalto a minha lista de leituras, tornando-se no Melhor Livro do Ano. Sem dúvida nenhuma! É que não é só o tema que é fascinante, mas também a conjuntura da época em que se desenrola a ação que é tão similar à atual. E as personagens... aquela enfermeira Julia... bem, estou quase sem palavras para descrever o quanto gostei deste livro. 

Comecemos pelo princípio.

Ano 1918, fim de outubro, início de novembro. O armísticio está prestes a ser assinado entre os Aliados a a Alemanha, mas outra guerra está a ser travada mundialmente, a Gripe Espanhola. A pandemia assola todos os países do mundo, e por todo o lado surgem cartazes como o da foto abaixo. A Irlanda não é exceção. Grande parte da ação desenrola-se durante três dias, num pequeno quarto de hospital destinado a parturientes infetadas pela gripe

O ritmo é alucinante. Acompanhamos cada segundo da vida de Julia, uma enfermeira parteira que tem a seu cargo três camas. Com a ajuda de uma jovem tarefeira, e da ocasional visita do médico de serviço, ela tem de lutar pelas mulheres que colocaram as vidas, suas e dos seus bebés, nas suas mãos. Simultaneamente ficamos a conhecer as histórias trágicas por trás de cada uma delas, que no fundo são importantes marcos na história da Irlanda.

As palavras "máscara", "pandemia", "contágio", e a menção de situações tão semelhantes às vividas nos dias de hoje não me afetaram, como poderão afetar outros leitores. Deram-me, sim, a esperança de que também isto se irá resolver, e esta pandemia que agora atravessamos irá ficar para trás, como a de há cem anos.

Fiquei ligeiramente dececionada com o final um pouco abrupto. Mas a verdade é que acho que todo e qualquer final me iria desiludir, após uma leitura tão empolgante. Juro que quase me senti traída pela história ter acabado. Só pensava "o que é que vou ler a seguir a isto?". A sério que não estava preparada.

É um livro excecional. Uma leitura fenomenal, uma autora comprovadamente fabulosa! Recomendo sem hesitações. É mesmo assim tão bom!!!

P.S. Adorei o título. Tem uma explicação genial! O nome Influenza advém do italiano, que alude à causa da doença, que é uma influência das estrelas. Daí o nome, A Dança das Estrelas.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)