Opinião: "A Mulher do Quimono Branco" de Ana Johns

Perdi-me de amores por este livro. A capa é linda, o título bem escolhido, a história dividida entre duas épocas, separada por um oceano, duas culturas e muitíssimo bem organizada. Para além disso a escrita da autora conquistou-me em igual forma e medida. Elegante, hipnótica, quase poética, mas sabendo conduzir o leitor no sentido desejado, e cativando-o a prosseguir a leitura. Magnífica!

Em 1957, no Japão, ficamos a conhecer a jovem Naoko, dividida entre o amor pela sua família, que lhe arranjou casamento com o herdeiro de uma família importante, e o amor por Hajime, alguém que não é propriamente elegível para ser seu marido.

Na atualidade, do outro lado do oceano, Tori Kovac diz adeus ao seu pai, ficando com um mistério nas mãos. No correio tinha chegado uma carta que lhe trás uma revelação surpreendente. Tori enceta então uma viagem difícil, em busca de respostas referentes ao passado do seu pai. E aí começa a nossa aventura de descobrir quem são estas duas mulheres e o que têm em comum.

Adorei a escrita desta autora. Ela conta-nos a história de uma forma delicada, exatamente como seria apropriado. Nota-se que houve uma investigação profunda sobre os vários temas abordados, a história das jovens japonesas na II Guerra Mundial que encontravam o amor junto dos jovens soldados norte-americanos, e que depois se viam ostracizadas pela sociedade e pelas suas famílias, sendo mesmo renegadas. As maternidades clandestinas, destinadas a resolver os "problemas" dessas jovens e os lares para crianças mestiças. Mais uma faceta da II Guerra Mundial que eu desconhecia.

Os pequenos pormenores sobre a cultura japonesa são deliciosos. É uma cultura que me fascina pelo que adoro ler histórias que incluam essa tema. E Ana Johns fá-lo com uma mestria invulgar. 

Este livro, esta história, roubou um pedaço do meu coração. 
Espero que a autora continue a escrever mais histórias do género, pois eu estarei cá para as ler. :)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)