Opinião: "Tudo é Possível" de Elizabeth Strout

Comecei a ler este livro algo entusiasmada, pois tinha lido "O Meu Nome é Lucy Barton" e adorei. E o género mantém-se: a dissecação das emoções que uma pessoa sente ao tentar compreender-se a si e aos que a rodeiam. Algo em que Elizabeth Strout se tornou mestre. No entanto, e ao contrário do primeiro, não consegui ligar-me à narrativa. Talvez por não haver um fio condutor como no outro livro, e cada capítulo ser praticamente uma história separada. Ou talvez, como tantas vezes: livro certo, altura errada.

Bem, em "Tudo é Possível" a autora dedica-se a contar as histórias de algumas pessoas da mesma vila de Lucy Barton, incluindo as dos seus irmãos. É interessante regressar à vila de Amgash no Illinois, uma pequena vila no interior dos EUA, e reconhecer nalgumas daquelas pessoas, personagens que figuraram no livro de Lucy, nas suas recordações de menina, e nas conversas com a mãe.

Neste livro, cada capítulo é dedicado a uma personagem (ou família). Simultaneamente são abordados diversos temas como a pobreza extrema, a educação (ou a falta dela), a diferença de classes sociais, problemas comuns a tantas vilas do interior dos EUA. 

São histórias complexas, muito tristes, algumas quase absurdas... e plenas de melancolia, muita melancolia. O que talvez me tenha condicionado a leitura. Não que eu queira ler livros bonitinhos e cor-de-rosa. Não. Apenas não gostei do sabor com que fiquei na boca. Um travo agridoce. 

Mas é uma leitura que fica. Sem dúvida que fica. E deixa-me querer ler mais livros de Elizabeth Strout.


Deixo-vos a sinopse:

Depois do sucesso de O Meu Nome É Lucy Barton, Elizabeth Strout regressa com um mosaico delicado da vida de todos os dias, um retrato íntimo das pessoas comuns que tentam entender-se e entender os outros, esforçando-se por ultrapassar o sempre crescente abismo entre o desejar e o ter.

Lançando um olhar sobre as ambiguidades e ambivalências da alma humana, Tudo É Possível é um hino à sensibilidade e à compaixão.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)