Opinião: "Eu sei o que vocês fizeram" de Dorothy Koomson

Embora este livro tenha um título semelhante ao de um filme, as semelhanças acabam por aí. O conteúdo, garanto-vos, não poderia ser mais diferente. E bem melhor, acrescento!

Dorothy Koomson pega num grupo de pessoas, vizinhos do mesmo bairro, e desenvolve a sua história logo após o alívio das restrições Covid. Todos sabemos como foi o período de confinamento - difícil para muitos, mais complicado para alguns. Mas todos passámos pelo mesmo. 

Neste bairro de Brighton, as Acacia Villas, houve quem se dedicasse a "conhecer" melhor os seus vizinhos, descobrindo os seus segredos, as suas relações e as suas motivações. 

Priscilla, moradora solitária no número 21, dedicou os últimos meses a espiar os vizinhos, tornando-se por isso na vítima perfeita para um homicídio. "Eu sei quem vai matar-me." - escreveu ela no seu diário. Mas saberia mesmo?

Gostei da forma como a autora nos apresentou a história. Por números de porta. Para além de Priscila, cujo número 21 fica extremamente bem posicionado para ver quase todo o bairro, temos no número 11 Rae, a personagem principal, casada com Clark e com duas filhas e duas cadelas. Já no número 24 vive Bryony, casada com Grayson, e também com dois filhos. No número 47 vive Lilly, antiga namorada de Clark, só por si um tensor para a relação de Rae e Clark. E temos ainda Dunstan, um polícia no ativo, que vive na vivenda a seguir à de Rae.

Adorei como Dorothy construiu as suas personagens. Tão reais e cheias de falhas, vulneráveis mas simultaneamente combativas, trocando-nos as voltas mesmo até ao fim. E os segredos que elas escondem? Infidelidades, violência doméstica, corrupção, e até negócios obscuros, relacionados com droga. Impressionante, acreditem!

Dorothy Koomson apresenta-nos uma história fabulosa. Um thriller inteligente, bastante sinuoso e original. Acreditem que vos vai dar cabo dos neurónios! :) Não deixem de o ler.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)