Opinião: Firefly Lane - "As Inseparáveis" e "Uma Estrela na Noite"


Li estes dois livros no verão e de seguida. Mas decidi esperar para ver a série televisiva (Netflix) e então depois escrever uma opinião mais completa.

Sobre os livros... confesso que li o primeiro só me apeteceu atirá-lo contra a parede quando terminei. 

ATENÇÃO SPOILER!!! Se não querem saber, não leiam mais esta opinião. ;)

O que raio iria a autora escrever no segundo livro já que uma das personagens principais morre no fim do primeiro livro. Para mim, não fazia sentido. Depois de começar o segundo, lá percebi. Apesar um ser a continuação do outro, de termos as mesmas personagens e locais e tudo e tudo e tudo, são realmente dois livros completamente distintos. Isto porque se um aborda a amizade de uma vida, o outro aborda a sobrevivência dos que ficam quando alguém que nos é querido morre. Quase nunca é fácil. E todos temos diferentes maneiras de reagir, de sobreviver. Nesse ponto de vista posso dizer que gostei bastante mais do segundo livro que do primeiro. Mas é um sentimento dúbio. Isto porque, não gostei assim lá muito de uma das duas personagens principais, a Tully. Não achei que ela fosse uma amiga por aí além. Eu pelo menos não lhe aturava nem 1/10 do que outra coitadinha lhe aturou. E este sentimento começou logo na fase em que elas vão para a universidade, portanto, ainda no primeiro livro.

Enfim, sobre os livros tenho a dizer que gostei q.b. É mais uma faceta desta autora camaleónica. Que tanto escreve interessantes romances históricos, como histórias românticas quase banais. Mas gostei. Foi uma leitura de verão que me manteve entretida.

Quanto à série, Firefly Lane - As Inseparáveis, é bastante fiel ao livro na primeira temporada. A segunda, não tem nada a ver. Pura fantasia televisiva! Em suma, vejam a primeira (as miúdas que interpretam as amigas Tully e Kate são o máximo!), e esqueçam a segunda. Tenho dito. ;)

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)