Aceitei o gentil convite da Bertrand Editora para ler esta nova edição, com uma capa lindíssima, a quem muito agradeço a oportunidade. E assim que me senti preparada, lá embarquei eu nesta viagem.
Ora, reler um livro que já lemos, pode ser uma coisa interessante.
- Podemos ler e não gostar (já me aconteceu!);
- Podemos ler e gostar ainda mais;
- E podemos descobrir coisas que não descobrimos na primeira leitura, ou que, pelo menos, não tiveram a mesma importância nessa altura.
No caso de "Pássaros Feridos" eu pico as duas últimas opções.
A primeira vez que li este livro foi em 2010, há 13 anos!! Mas, acreditem ou não, a minha opinião, belissimamente escrita ;), mantêm-se atual. Podem lê-la aqui: https://as-leituras-da-fernanda.blogspot.com/2010/03/passaros-feridos-de-colleen-mccullough.html
Obviamente que, a história lida agora, me pareceu ainda mais intensa. Talvez por ser mais velha, li os acontecimentos com outro olhar, tendo-me emocionado bastante, sentindo-me muitas vezes arrebatada! Também me identifiquei mais com a protagonista da segunda parte do livro, em que já é mãe de filhos jovens adultos, e condoí-me muitíssimo com a sua ansiedade e sofrimento pelo destino dos filhos.
De resto, viajei! No espaço, deliciando-me com aquelas paisagens que ia simultaneamente procurando no Google, e no tempo, acompanhando a participação da Austrália na II Grande Guerra, e olhando para a mesma, de outro ponto de vista, o do Pacífico.
É um livro que recomendo a todos que não tenham lido, e a todos os que já o tenham lido há mais de 10 anos. Vão ter uma bela surpresa!!