"Branco" de Rosie Thomas

Sinopse:
Um livro que nos mostra os limites do sacrifício humano, a auto-confiança, e o poder da compaixão.
Dois homens que enfrentam os seus demónios e uma mulher que persegue o seu próprio sonho. Para Sam MacGrath um encontro fugaz com uma jovem num voo turbulento, é o suficiente para lhe mudar a vida. Loucamente atraído por ela, segue o seu impulso e jura segui-la até ao Nepal. A jovem Finch Buchanan ingressa numa expedição aos Himalaias como médica, mas quando chega, reencontra um homem que nunca conseguiu esquecer. Al Hood fez uma promessa à filha: Se conquistar o pico desta montanha, deixará a escalada para sempre. O Evereste eleva-se sobre o grupo, lindo e silencioso. Contra as ameaças do clima e da altitude, ergue-se a paixão e a força de vontade. As relações intensas entre Finch, Al e Sam, começam a desenrolar-se... Perante tamanho desafio, as consequências podem ser trágicas.

A minha opinião:
Confesso que não entrei nesta leitura de boa vontade. O tema em si, não me atrai. Escaladas, alpinismo, Evereste, e expedições do género não me agradam lá muito. Mas como a autora em questão até já escreveu uns livritos em condições, e a oportunidade de o ler surgiu de uma pessoa cuja opinião muito estimo, embarquei nesta expedição.
Afinal, acabei por gostar da forma como me vi “enchouriçada” dentro de uma parka de neve e prestes a enfrentar o frio e a altitude, algo que na vida real não ía conseguir fazer. A antecipação da subida ao cume mais alto, os preparativos, as personagens, enfim, tudo estava descrito da forma mais simples e ao mesmo tempo específica, perfeita para um leigo como eu.
Mas na verdade, esta história vai muito para além de uma expedição ao Evereste. A autora consegue apresentar-nos um lado mais humano, através do grupo de personagens cujas vidas passam a estar interligadas. Foi aliás, o relato para além da escalada, e as consequências da mesma, que acabaram por me conquistar. O final, apesar de previsível, é também o único possível, por isso não me desiludiu.


(Obrigada querida Lígia por esta oportunidade!)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)