"Desconhecido Nesta Morada" de Kathrine Kressman Taylor

Sinopse:
Quando foi publicado pela primeira vez na revista Story, em 1938 - numa altura em que os nazis ainda não eram vistos como uma ameaça nos Estados Unidos -, Desconhecido Nesta Morada tornou-se imediatamente um fenómeno social e um acontecimento literário. Editado em livro um ano mais tarde e proibido na Alemanha nazi, foi unanimemente elogiado, tanto nos Estados Unidos como em vários países da Europa.
Escrito sob a forma de cartas entre um judeu americano, proprietário de uma galeria de arte em San Francisco e o seu antigo sócio, que regressara à Alemanha, o livro foi uma das primeiras obras a denunciar a perversidade do nazismo. O que começa por ser uma correspondência de amigos converte-se num debate ideológico e por fim num duelo mortal.


A minha opinião:
Tal como todos os livros cujo o tema ronde a época nazi, este é também um livro desconcertante. Mas ao contrário de muitos que não consigui ler, porque me tocam demasiado, este está escrito de uma forma muito original. São simples cartas entre dois amigos e parceiros de negócio. Um é judeu e encontra-se nos E.U.A. e o outro, alemão emigrado, regressou à Alemanha imediatamente antes da subida de Hitler ao poder.
É impressionante o evoluir da ideologia nazi na mente e na maneira de ser do alemão, ao ponto de renegar a amizade de longa data com o seu amigo. Mas a vida dá voltas interessantes, e tal como diz o ditado, "Deus escreve direito por linhas tortas". Apesar de não achar muito credível para a maneira de ser do judeu, o final encontrado pela autora é deveras surpreendente.
Um pequeno livro a não perder. É uma verdadeira jóia da literatura americana.

0 comentários:

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)