"As Vinhas da Ilusão" de Benedetta Cibrario


Sinopse:

Um século de História. Um casamento fracassado. Uma paixão no coração da Europa.

Tendo como pano de fundo uma Itália em profunda mudança, atravessada pela Segunda Guerra Mundial e pela queda do Fascismo, As Vinhas da Ilusão é a história de uma mulher e da sua luta para conquistar a independência.
Oriunda da alta aristocracia piemontesa, a família condenara-a aos caminhos tortuosos de um casamento combinado. Mas o destino vai colocar-lhe no caminho o fascinante e enigmático Trott - para que ela desperte da sua vida monótona e aparentemente imperturbável.
Quando se sucedem os encontros clandestinos e os segredos se multiplicam, a fronteira entre a realidade e a aparência, o certo e o errado, a verdade e a mentira passa a ser tão leve como os ventos da Toscana...

Benedetta Cibrario escreveu um romance inolvidável, que obteve em 2008 um dos mais importantes prémios italianos - o Campiello, que consagrou no passado autores como Primo Levi, Ignazio Silone ou Giorgio Bassani.

A minha opinião:
“As Vinhas da Ilusão” é um belo romance, escrito num tom intimista e algo sóbrio. Relata-nos a história de uma mulher, nascida numa Itália monárquica, que enfrenta toda uma sociedade aristocrática, conquistando a sua independência, coisa impensável para a época.
Pela voz dessa mulher, agora com 80 anos, ficamos a conhecer a sua vida, as suas escolhas, as suas dúvidas, as suas conquistas, os seus arrependimentos. É interessante a forma como ela salta entre o passado e o presente, como se tratassem de flashbacks, tão característicos de quando uma mente começa a envelhecer.
É um relato repleto de acontecimentos históricos, mas bem mais rico na análise de sentimentos, narrado num tom tão calmo que deixa perceber a inequívoca melancolia da personagem à medida que os "regressos" ao passado aumentam. Consciente de que o caminho à sua frente se torna também mais estreito e mais escuro, ela descobre então que as coisas nem sempre foram como ela as havia encarado e sem nunca colocar em dúvida as suas decisões, a sua integridade e inteligência, acaba por finalmente compreender e aceitar o que nunca soube ou conseguiu ver.

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)