"As Extraordinárias Aventuras da Justiça Portuguesa" de Sofia Pinto Coelho


Sinopse:
As histórias que vai encontrar neste livro podem parecer insólitas, estranhas, até surreais, mas são verídicas. Da história da Juíza que resolveu um problema de barulho despejando água para casa dos vizinhos, ou de advogado que para obter cópia de um processo se viu obrigado a levar a fotocopiadora para tribunal… A jornalista Sofia Pinto Coelho, especialista em temas de justiça e Direito, acompanhou a maioria dos casos aqui relatados e traça um retrato real, divertido, mas rigoroso da justiça portuguesa.

A minha opinião:
Esta foi uma leitura interessante! Eis um livro pejado de casos, alguns dos quais já ouvimos falar nas notícias, outros que se assemelham a anedotas e outros ainda que nos mostram o estado deplorável da justiça em Portugal. Li histórias que me fizeram rir, mas também li histórias que me deixaram triste e horrorizada.
Foi no entanto uma leitura que acho ter valido a pena, pois acabei por perceber que a culpa não pode recair apenas em cima desta ou daquela pessoa ou até mesmo de uma instituição.
Há muita coisa mal na Justiça portuguesa, e acredito que mesmo com muito boa vontade dificilmente irão conseguir encontrar o caminho certo. Há muitos, muitos anos de trabalho mal feito, não só por muito juízes, mas também por muitos funcionários judiciais, advogados, políticos, etc... Já é o próprio sistema que está mal. Se não houver uma reforma de raiz, vai ser complicado mesmo.

No entanto, e como acho que devemos retirar essencialmente o que é bom, deixo aqui uma das histórias que me fez sorrir:
(...) conta-se a história de um homem do Norte que perguntou ao seu advogado se não deveria enviar um presunto ao juiz antes de ele ditar a sentença. O advogado desaconselhou-o vivamente, explicando-lhe que aquele juiz era impoluto e que isso até se poderia virar contra eles. No fim do julgamento, o homem ganhou o processo. O advogado disse então para o cliente:
Advogado: Está a ver… Queria você enviar um presunto ao juiz…!
Cliente: E mandei!
Advogado: Mandou…?!
Cliente: Sim, mas com um cartão a dizer que era da parte contrária!
(…)
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)