"Um Amigo Chamado Henry" de Nuala Gardner


Sinopse:
Quando Jamie e Nuala Gardner escolheram um cachorrinho para o filho Dale, não eram uma família como qualquer outra à procura de um animal de estimação. O autismo de Dale era tão profundo que o mais pequeno desvio à sua rotina podia provocar-lhe um assustador acesso de fúria. A vida familiar fora praticamente devastada pela sua doença e os Gardner passavam a maior parte do tempo a tentar entrar no mundo autista do filho e dar-lhe o auxílio de que ele tanto precisava.

Porém, depois de anos de esforços constantes e progressos lentos, as suas vidas transformaram-se ao acolherem um novo membro na família, Henry, um cachorrinho golden retriever lindíssimo. Os laços criados entre Dale e o seu cão ajudaram finalmente os pais deste menino a atingir o objectivo quase milagroso que tanto haviam procurado e a proporcionar-lhe uma vida preenchida e feliz.
 
A minha opinião:
Este livro é um precioso relato sobre a luta de uma família contra uma doença e uma sociedade retrógada, afim de conseguirem encaminhar o seu filho autista rumo à sociabilização e a uma vida feliz e perfeitamente integrada numa comunidade.
Todos nós que somos pais sabemos que fariamos qualquer coisa para conseguir salvar o nosso filho, mas apenas alguns de nós, graças a Deus, são postos à prova. Foi o caso destes pais. As suas tentativas de libertar o filho desse mundo fechado que é o autismo, foi uma tarefa árdua e desesperante. Mas, tal como diz o ditado, "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", a sua persistência, o seu carácter batalhador, o seu entendimento superior e o apoio incansável da sua família e amigos, conseguiu o impensável: furar a barreira e penetrar no mundo do filho.
Para essa conquista ter lugar, foi necessária a ajuda preciosa de uma criatura: Henry, um adorável golden retriever que conquistou o coração de todos os que o conheceram.
Todos sabemos que os cães são animais extraordinários, e por vezes há uns que sobressaiem ao ter a oportunidade de o demonstrar ao mundo. Foi o caso de Henry. Graças à sua presença na vida de Dale, um verdadeiro milagre teve lugar.
Apesar do livro ser muito mais do que apenas um relato sobre a relação entre Dale e o seu cão, é no fundo a derradeira homenagem a este amigo que teve um papel tão importante na reabilitação de Dale, que anos mais tarde, e segundo as suas próprias palavras pode devolver o favor:
«(...) fui capaz de o ajudar no final, quando precisou de mim. Foi a coisa mais difícil que alguma vez tive de fazer mas, por causa dele, a ideia e a responsabilidade de ser adulto já não me assustam. Decidi que, durante o resto da minha vida, nunca desapontarei o meu maravilhoso cão, para que tenha orgulho de mim, da mesma forma que eu sempre me sentirei orgulhoso dele.»

Esta história é verídica. Podem consultar o vídeo no youtube.

Também descobri que esta história passou para o pequeno écran, num filme televisivo com o título "After Thomas" (no filme o cão foi rebaptizado de Thomas, o comboio que Dale mais gostava dos seus desenhos animados favoritos "Thomas and friends").


Muito obrigada Melrita pela oportunidade de ler este maravilhoso livrinho!

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)