"Observações" de Jane Harris

Foi com alguma curiosidade que encetei esta leitura, mas nada me fazia esperar a preciosidade que fui encontrar.
“Observações” é supostamente um livro escrito por uma senhora da época vitoriana, que se baseia num rudimentar estudo por ela efectuado sobre as criadas que vai tendo ao seu serviço. Mas… o relato na verdade é feito na primeira pessoa, por uma das criadas, também ela objecto desse estudo.
Bessy, é uma extraordinária rapariga e a sua narrativa conquista-nos de imediato. Escreve tal qual como fala, e assim nos vai introduzindo na história, que de simples nada tem.
Este livro é sem dúvida um romance histórico onde encontramos registos sobre os valores morais e costumes da sociedade victoriana, no entanto, acaba por ser muito mais. É um livro cheio de humor, que muitas vezes me fez dar umas boas gargalhadas (principalmente com as tiradas de Bessy), mas é também um livro que encerra algumas verdades mais tristes daquela época que são um pouco mais complicadas de digerir.
O mistério que envolve a Senhora Arabella e a sua anterior e mais querida criada é algo que apenas vemos esclarecido nas últimas páginas do livro, mas que sem dúvida marca o compasso da narrativa.
Gostei imenso e tão cedo não me vou esquecer da perspicaz e desembaraçada Bessy.

Sinopse:
Em plena época vitoriana, Bessy Buckley, uma irlandesa de 15 anos, encontra um lugar de criada numa mansão isolada que pertence à encantadora Arabella Reid e ao seu marido, um político com ambições. Arabella faz-lhe várias e intrigantes exigências entre as quais a de que descreva, num diário, as suas tarefas e os seus pensamentos mais íntimos. Apesar de tudo Bessy afeiçoa-se à sua patroa, mas acaba por descobrir que a mansão esconde segredos surpreendentes. Uma sátira inteligente à hipocrisia vitoriana, bem-humorada e com um enredo que cria um suspense psicológico subtil.

Críticas de imprensa:

«É quase impossível de encontrar um relato de época como este; ora triste, ora divertido, mas sempre verdadeiro.» - Entertainment Weekly

«Uma história enfeitiçante sobre suspeita e redenção.» - Daily Express
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)