"A Valsa Lenta das Tartarugas" de Katherine Pancol

Mais uma vez a língua mãe de Brigitte Bardot se impôs na minha mente! Tal como tinha acontecido durante a leitura do outro livro da mesma autora ("Os Olhos Amarelos dos Crocodilos"), andei durante estes dias a pensar em français, a falar français e muitas vezes, para me fazer entender, em português com pronúncia française (que o meu filho já não conseguia ouvir sem se desmanchar a rir!). E sim, confesso, apoderou-se de mim uma certa atitude coquette. ;) Tudo graças a este livro.
Há que concordar que os livros nos influenciam, n'est ce pas?
A forma de escrita de Katherine Pancol conquista-nos, embala-nos enquanto nos conta mil histórias dentro de uma só. É realmente fantástica. Mas este livro de capa simplesmente adorável, tem uma pérola escondida, um mistério por resolver, que nos envolve na leitura de tal forma que se nos torna quase impossível parar de ler.
Uma vez mais se aborda o tema da família, do amor, da amizade. Uma vez mais se insiste na luta pelos ideais, pelos sonhos. Nas conquistas e nos fracassos que entretanto se evaporam com nova batalha ganha... Se no primeiro livro desesperávamos com a atitude derrotista e um pouco frágil demais de Joséphine, neste ela surge-nos como uma mulher renascida, com as suas inseguranças, sim, mas pronta para a guerra, e acima de tudo pronta para a vitória.
Se gostei do primeiro, este bate-o aos pontos!
Adorei! Vraiment. É um livro que vale mesmo a pena.

Sinopse:
A família Cortès está de volta. Joséphine é agora uma escritora de sucesso que deixa os subúrbios para se mudar para um requintado bairro de Paris. Apesar do mundo onde agora vive, mantém-se fiel a si própria e aos seus valores. Honesta, generosa, reservada. É uma mulher realizada, mas que ainda não encontrou o amor. A sua filha Hortense está a estudar moda em Londres e a filha mais nova, Zoé, começa a conhecer os desafios do coração. A sua irmã Íris, outrora perfeita e símbolo de sucesso, encontra-se agora no meio de uma profunda depressão. Juntamos a tudo isto um assassino em série, que aterroriza o bairro onde a protagonista vive, e um cão demasiado feio, e temos os ingredientes para mais um bestseller de Katherine Pancol.

Um romance divertido e ao mesmo tempo negro, que fala do amor, de ser mãe, da amizade, da vida familiar, da adolescência, do trabalho, do mundo em que vivemos. Com mestria, cuidado e inteligência, ao longo destas páginas, vamos acompanhando o avançar obstinado e lento destas personagens, em busca dos seus sonhos, num mundo demasiado rápido e violento.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)