"Ilha Teresa" de Richard Zimler

Normalmente quando as expectativas são muito altas, acabamos por nos desiludir. E infelizmente, com esta leitura, a excepção não se verificou.
Foi o primeiro livro que li deste autor, e pelo que sei, também a primeira vez que ele escreveu um livro diferente do seu género habitual. Quer-me parecer que deveria ter começado por um dos outros, talvez "Os Anagramas de Varzóvia" ou "O Último Cabalista de Lisboa".
Mas isto não quer dizer que o livro não é bom. Apenas não é tão bom quanto eu esperava.
A história anda à volta de uma rapariga portuguesa de 15 anos que foi obrigada a emigrar com os pais e o irmão para a América.
Mas a adaptação ao novo país e à cidade que nunca dorme não é fácil, ainda para mais quando o seu pai morre e ela é "abandonada" às mãos de uma mãe um pouco negligente e egoísta, e a uma vida sem amizades, à excepção de um amigo brasileiro.

Pareceu-me um romance mais vocacionado para adolescentes. Tenho a certeza que se fosse uma das minhas afilhadas a ler este livro a opinião dela ía ser bastante diferente da minha.
Apesar de tudo, gostei da forma como o autor nos apresenta a história e as personagens. Pode-se até dizer que cria uma certa intimidade entre as personagens e o leitor.
Fiquei com muita vontade de ler os outros livros de Zimler.

Sinopse:
A vida de Teresa muda radicalmente quando os pais deixam Lisboa para irem viver em Nova Iorque. Não estando preparada para a vida na América, com dificuldade para se exprimir em inglês, Teresa encontra refúgio no seu particular sentido de humor e no único amigo, Angel, um rapaz brasileiro de 16 anos, bonito, mas desastrado, que adora John Lennon e a sua música. Mas o mundo de Teresa desmorona-se completamente quando o pai morre e a deixa, a ela e ao irmão mais novo, com uma mãe negligente e consumista.
Os problemas de Teresa confluem para um clímax de desespero no dia 8 de Dezembro de 2009 - aniversário da morte de John Lennon - quando ela e Angel fazem uma peregrinação ao Memorial Strawberry Fields Forever em Central Park. Aí, um terrível acontecimento que nunca poderia ter previsto devolve-a à vida e ao amor.
Em Ilha Teresa, Richard Zimler conta-nos num estilo inteligente, irreverente e com uma certa dose de humor negro a história de Teresa, uma rapariga de 15 anos, sensível e espirituosa, cujo equilíbrio e sentido de identidade se vêem ameaçados quando a sua família deixa Lisboa para ir viver nos subúrbios de Nova Iorque.
Num registo um pouco diferente do habitual, mas igualmente brilhante, Richard Zimler continua a maravilhar-nos pela forma convincente como nos transporta para o admirável mundo das suas personagens.

2 comentários:

cris on 22/7/11 disse...

Tenho este na prateleira mas ainda não o li... mas já sei que tem um registo diferente. Adorei todos os que li do zimmler, para alem dos que falaste, o Sétimo selo tambem é mto bom. Não desistas deste autor!
bjs
cris
http://otempoentreosmeuslivros.blogspot.com

Tiago M. Franco on 28/8/11 disse...

Também já li este livro, achei um bom livro, não é uma obra-prima, mas um bom livro. A parte dos alunos da Casa Pia dá outro sentido à obra. Relativamente ao Ultimo Cabalista de Lisboa é magnífica a reconstituição histórica da época, assim como os detalhes de tudo o que aconteceu naquela altura, mas falta-lhe contemporaneidade, é apenas um romance histórico. Neste contexto, (romance histórico) é um dos melhores livros que li até hoje.

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)