"A Linguagem Secreta das Flores" de Vanessa Diffenbaugh

Adoro flores. E uma coisa que sempre me fascinou, foi o significado atribuído a cada flor. Embora hoje em dia já não se aplique com frequência, tempos houve em que uma flor queria dizer muito mais do que um simples gesto bonito.
Toda a gente sabe que rosas vermelhas significam paixão mas sabem por exemplo que um crisântemo é sinónimo de "verdade"? Ou um jacinto lilás significa "por favor, perdoa-me"? Ou ainda que um cravo cor-de-rosa quer dizer "jamais te esquecerei"?
Eu também não. :)

A partir deste ponto, em que o tema me era apelativo, só restava que a história construída à sua volta também o fosse. E na verdade, não me desiludi. O enredo é realmente cativante, daquela forma em que se torna difícil interromper a leitura, e quando o fazemos não nos sai da cabeça.
As personagens são muito interessantes e algo fora do normal, embora a sua veracidade nunca seja posta em causa. Para além disso, a forma como o livro está escrito é absolutamente deliciosa. Com calma e compassadamente, a autora vai revelando os acontecimentos actuais, intercalando-os com os do passado, o que nos vai ajudando a entender melhor as personagens principais, e as suas maneiras de ser e de estar.

Foi uma leitura maravilhosa, que me conquistou por completo.
Ficarei atenta a novos títulos desta autora. :)

Sinopse:
Victoria Jones tem medo do contacto físico. Tem medo das palavras, as suas e as dos outros. Sobretudo, tem medo de amar e de ser amada. Há apenas um lugar onde todos os seus medos se esfumam no silêncio e na paz: o seu pequeno jardim secreto, num recanto de um parque público de São Francisco. É nesse refúgio que cuida das flores e se sente em casa. Foi Elizabeth, a única mãe verdadeira que conheceu na sua vida, que a iniciou na arte da linguagem secreta das flores. Para Victoria é simples resumir a sua vida através das flores: a lavanda para a indiferença, os cardos para a misantropia, e a rosa branca para a solidão. Abandonada ainda em bebé, passou a infância a saltitar de uma família adoptiva para outra. Agora, aos dezoito anos, está largada à sua sorte, sem um lugar a que chamar casa. Até ao dia em que uma florista descobre o talento de Victoria para as flores e lhe oferece trabalho. Rapidamente os seus arranjos florais passam a ser dos mais procurados da cidade, porque comunicam emoções, oferecem felicidade e curam a alma.
Apesar da magia e beleza que espalha em seu redor, Victoria continua sem esperança de encontrar um remédio que cure as suas feridas. Tudo muda quando conhece Grant, um jovem misterioso que também conhece a linguagem secreta das flores e parece saber tudo sobre ela. Só Grant parece ser capaz de aceder ao coração de Victoria, bem trancado dentro de um compartimento secreto. Este encontro obriga a jovem mulher a recordar um segredo do seu passado e a decidir se vale a pena arriscar tudo em troca de uma segunda possibilidade de ser feliz.
Um romance comovente e redentor sobre o significado das flores, e o poder da família e do amor.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)