"Irmãs de Verão" de Judy Blume


Apesar de não ser muito comum, acontece com alguns de nós conservarmos ao longo de muitos anos uma amizade que surgiu na nossa infância. Por sinal sou uma dessas pessoas, e considero-me abençoada, pois essa minha amiga, que na verdade já é família, é realmente uma pessoa muito especial, talvez a melhor pessoa que eu conheço, que vê o melhor nos outros e fá-lo sobressair. (Obrigada Ana, por existires na minha vida!)

As amigas de verão deste livro poderiam ter tido uma amizade assim. Mas se calhar o livro não tinha tanto interesse…
É engraçado acompanhar a evolução de Caitlin e Vix, e perceber como funciona a mente e o coração de cada uma. Parece-me que Judy Blume é uma entendedora exímia da natureza humana e da mentalidade e ações de uma adolescente. Explora com delicadeza todas as dúvidas e receios, todos os sonhos e desejos, todas as dores de crescimento que só uma amizade de infância nos ajuda a ultrapassar.
Não há dúvida que Caitlin e Vix não poderiam ser mais diferentes, mas de algum modo, e sempre que se encontram ao longo dos anos, elas parecem completar-se. No entanto, nem tudo é como parece…

Gostei muito do tipo de escrita de Judy Blume, e achei a maneira como ela nos conta a história muito cativante e original. Simples mas envolvente, direta mas simultaneamente subtil.
Uma das críticas internacionais falou em tapeçaria de personagens, e julgo que essa ideia descreve realmente a forma como a autora nos apresenta as personagens do seu livro. Fio a fio, personagem a personagem, vai construindo uma tapeçaria de grandes dimensões que nos tira o fôlego ao chegarmos ao fim e admirarmos toda a obra.
É uma leitura de verão que de banal só tem o nome.
Muito bom!

Para mais informações sobre este livro podem espreitar aqui ou visitar o site da ASA ou o blog Livros Com Sentido
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)