"Corações Gelados" de Laurie Halse Anderson (Opinião)


É por causa de livros como este, que eu não consigo manter fixa, a minha tabela de classificação de 1 a 5 estrelas. Este ano por exemplo já tive de dar 6 estrelas a quatro livros. Difícil de entender? Nem por isso. ;) Basta que espreitem o meu registo de livros aí em cima.

Pois este “Corações Gelados” será certamente um dos que vou classificar com seis estrelinhas.
A capa é lindíssima e muito bem trabalhada pois de alguma forma retrata o tema do livro, que é tão chocante quanto atual. Embora não seja uma leitura fácil, é simultaneamente uma leitura magnífica, dilacerante, dura e pungente, que não deixa o leitor indiferente.  

Para quem não sabe, o tema abordado são os distúrbios alimentares e a auto mutilação, que afetam tantos adolescentes por todo o mundo. Mas não pensem que se trata de um simples livro analítico escrito por um qualquer psicólogo que se dedica a esses distúrbios. Não. Esta história, foi escrita por uma autora conhecida por escrever livros para jovens e adultos, abordando com frontalidade temas difíceis e complicados. Para escrever este livro, Laurie Halse Anderson baseou-se em inúmeros relatos sinceros e pessoais. Relatos que a levaram a descobrir Lia, a personagem principal de “Corações Gelados”. Com ela encetamos uma viagem por um mundo aterrador. Quem nunca se sentiu perdido e só? Quem nunca olhou o espelho e viu outra pessoa? Quem nunca ouviu o chamar do abismo escuro e negro? E quantos não conseguem virar as costas? 

Lia, é a voz tão bela quanto frágil que ouvimos ao longo de todo o livro. Quantas vidas se refletem na sua? Filhas, primas, sobrinhas, afilhadas… Lia poderá encarnar qualquer uma delas sem que demos por isso.
É por essa razão uma leitura que recomendo a todos.
Provavelmente um dos melhores livros do ano!

Para mais informações espreitem aqui.


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)