"Revolução Paraíso" de Paulo M. Morais (Opinião)

Nascido no início dos anos 70, não sei se Paulo M. Morais será, tal como eu, um aficionado desses tempos de ditadura e dos anos que se lhe seguiram. O que sei é que esse fascínio por uma época que não vivi, mas da qual senti os efeitos secundários, me inclinam para livros como este, onde os tempos conturbados do pós-revolução são esmiuçados e não é raro eu encontrar algo que sentia perdido, por não ter nascido uma geração mais cedo.
Esta foi sem dúvida a primeira razão que me levou a querer ler este livro. A segunda encontrei-a logo nas primeiras linhas...

«Quem não os conhecesse e os visse passearem de braço dado pela imundície das ruas dos bares do Cais do Sodré poderia pensar, mesmo sem vislumbrar ares efeminados, que aquele par de velhos janotas andava amantizado. E talvez tivesse alguma razão, pois Adamantino Teopisto e César Precatado, em boa verdade, dedicavam-se a cultivar os mesmos amores. Quando passavam pela grande praça ao largo da estação de comboios, os dois amigos tinham o hábito de saudar a estátua do Duque da Ribeira.»

Uma verdadeira delícia de escrita, não concordam?
É assim todo o livro. Com trejeitos repenicados e um humor bastante rebuscado, a narrativa prossegue mantendo o leitor preso pelo fio condutor que é a amizade entre os dois principais protagonistas.
Uma leitura fascinante que não só nos entretém  como nos vai ensinando um pouco mais sobre como o povo português reagiu às mudanças do pós-revolução.

Denotando-se um excelente trabalho de pesquisa, como se esperaria de um jornalista, este livro encheu-me as medidas e espero reencontrar Paulo M. Morais numa nova publicação muito em breve!
Recomendo.

Para mais informações sobre este livro espreitem aqui ou visitem a página do mesmo no site da Porto Editora » aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)