Opinião: "Recomeçar" de María Dueñas

Esta foi uma leitura interessante. Um pouco difícil no início talvez, mas também não posso deixar de identificar que o entusiasmo e expectativa que tinha deste novo livro de uma autora que me arrebatou com "O Tempo Entre Costuras", contribuiram para a minha dificuldade.
É que não é uma história semelhante, nem tão pouco que se pareça, por isso que se desengane quem for comprar este livro por causa do anterior. É uma história interessante por si só, um livro completamente diferente mas muitíssimo bem escrito por Maria Dueñas, e não sei até que ponto (devido ao que li nos agradecimentos finais) se baseará em alguns eventos reais da vida da própria.

As vidas das três personagens principais ditam o andamento da história:
Blanca Perea, uma professora de 45 anos, com um bom curriculum e uma carreira consolidada, que está atualmente a passar por uma separação complicada e decide aceitar um cargo de "arquivista" numa universidade nos EUA, para organizar o espólio de um falecido diretor daquela instituição, Andrés Fontanaque dedicou grande parte da sua vida à pesquisa das missões franciscanas fundadas na Califórnia.
Por fim, Daniel Carter, um professor de uma outra universidade, é o elo de ligação entre os dois primeiros, não só por ter sido aluno e amigo de Andrés Fontana, como por se ter tornado amigo de Blanca Perea.

A história vai saltitando entre as vidas destes três, andando para a frente e para trás no tempo, conforme a necessidade. Se inicialmente estes saltos temporais me fizeram confusão, logo me habituei, e acabei por encará-los com naturalidade, quase que como histórias dentro da própria história, que contribuem grandemente para o desenrolar da mesma.

Durante a leitura reparei como a autora consegue mostrar-nos subtilmente determinados sentimentos que certas personagens escondem por baixo de uma superfície aparentemente calma, mas com os quais elas têm de lidar quando se encontram sózinhas. A raiva e a frustração, a admissão e a reconciliação, são coisas pelas quais todos nós já passámos, e a meu ver é magnífica a forma como ela consegue transpor para o papel esta mistura de emoções.

Foi sem dúvida uma leitura interessante, que me surpreendeu bastante. Não só por ser completamente diferente do livro anterior, como pelo seu próprio mérito e qualidade.

Para mais informações, queiram espreitar aqui ou visitar a página do livro no site da Porto Editora » aqui.



Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)