Opinião: "A Noiva Bórgia" de Jeanne Kalogridis

Que bela decisão tomei eu quando me comecei finalmente ler este livro que estava na minha estante há bastante tempo! Recomendado por uma querida amiga, foi sem dúvida uma leitura extraordinária, que recomendo igualmente e sem qualquer hesitação. É um romance histórico, mas não é de todo aborrecido ou monótono. Muito pelo contrário! Também, acho que seria difícil tomando em consideração as personagens cujas vidas se desenrolam neste livro: os Bórgia. Meu Deus, que família!

A história, apesar de ficcionada, tem por base um estudo bastante completo da Casa dos Bórgia e as suas relações com as restantes casas do território italiano, Romagna, Marcas, Úmbria e também as relações com Espanha e França.
A heroína deste livro é Sancha de Aragão, princesa da Casa de Aragão em Nápoles que casou com um dos filhos do Papa Alexandre, Jofre Bórgia. Sancha teve de lidar com a famosa Lucrécia Bórgia, de quem se dizia ser filha, amante e nora do Papa, e com seus dois irmãos, tão perversos e maquiavélicos quanto o pai e a irmã, César e Juan.

É um livro arrebatador, sem momentos mornos, pleno de ação e intriga e que nos transmite uma melhor compreensão de como as coisas aconteciam naquela época, nomeadamente as alianças via casamento, as guerras pelos territórios por forma a aumentar a riqueza de um reino, e o quão frágil era a posição de uma mulher.

Simplesmente adorei!
Infelizmente a editora Difel já não existe, mas pode ser que alguém se lembre de pegar na obra de Jeanne Kalogridis, autora de inúmeros romances históricos e também fantásticos.

E aqui ficam as primeiras 6* do ano!
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)