Opinião: "Por Detrás do Pano" de António Manuel Ribeiro

Não me confesso fã dos UHF, mas admiro António Manuel Ribeiro e o seu percurso musical. Afinal é o pai de uma das bandas mais consistentes do panorama musical português. E é sem dúvida, de bandas como os UHF, de que se falará como exemplo nos livros de História daqui a 100 ou 200 anos.

António Manuel Ribeiro foi um músico que evoluiu, aprendeu com os seus erros, e teve visão e teimosia, duas das características de certamente contribuíram para que os UHF existissem até aos nossos dias. O Jim Morrison da Cova da Piedade rebelou-se contra o consumismo excessivo de tudo o que era estrangeiro, e sempre se recusou escrever músicas em inglês. Esta decisão transformou os UHF numa das bandas portuguesas que se pode e deve considerar como percursores do rock de raiz lusitana. 

Mas António Manuel Ribeiro, é também um poeta. Daí a facilidade com que transmite a sua alma para o papel. Este livro não é mais que isso: um registo das suas memórias, escritas em forma de crónicas, cheias de curiosidades que nos ajudam a compor não só a história da banda como a história da própria música portuguesa. Muitíssimo bom. 


Para mais informações sobre este livro, queiram visitar a página do mesmo no site da Chiado Editora, aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)