"Éden" de Andrés Pascual (opinião)

Este é um livro cheio de surpresas. Para já a escrita do autor, Andrés Pascual, que não conhecia: fresca, jovem, rápida. Perfeita para o tipo de história que ele nos apresenta. Sabe como cativar o leitor, doseando a informação que lhe fornece. À medida que se vai entrando na leitura sentimos uma necessidade de saber mais e mais, uma atração indiscutível pela história que se esconde nas páginas deste livro com uma capa tão bonita.

Pela mão da jovem Mika, a personagem principal, vemo-nos então imersos numa cadeia de acontecimentos enigmáticos. Junto com ela, e tal como num labirinto, temos de encontrar o caminho certo através de um mar de intriga e de ação.


“Éden” é uma história com uma grande influência ecológica, ou não fosse o cenário escolhido pelo autor, o Brasil. No meio de um thriller enigmático encontramos uma forte crítica ao mundo moderno, que destrói a natureza e os já parcos recursos naturais em prole do “desenvolvimento”. Dá-me a ideia que o autor também optou por incluir no cenário a cidade de São Paulo. Uma linda cidade, infelizmente notória pela flagrante desigualdade social e corrupção política, onde todos os meios justificam os fins. São fabulosas as suas descrições das favelas, que quase parecem nos colocar lá. Tal como as descrições sobre a floresta da Amazónia, dos seus indígenas e das suas vidas, ameaçados pela desflorestação desse pulmão tão importante do nosso planeta.



Foi uma leitura diferente. Fez-me refletir um pouco… afinal, “Até onde chegarias para mudar o mundo?”
Uma leitura que recomendo para todas as idades, principalmente para quem ainda acha que tem a capacidade de acreditar e força para mudar.



Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)