"A Improbabilidade do Amor" de Hannah Rothschild (opinião)

Um dos comentários que se lê na capa deste livro: “Um livro perfeito.” E devo confessar, assim que cheguei ao final, soube que ía subscrever essa opinião.
“A Improbabilidade do Amor” é um livro completo. E sim, perfeito.
Ele é suspense, intriga, crime, romance, críticas ao exuberante mundo do "Jet Set", críticas ao mundo da arte, aventuras culinárias de uma chef inspiradíssima e uma viagem através dos séculos pela mão dos vários proprietários de um quadro do século XVII. E vem com bónus extra! Que não posso revelar para não vos estragar a leitura, mas que aumenta exponencialmente o interesse no enredo.

Foi logo no segundo capítulo que conheci um dos principais protagonistas desta história: um pequeno quadro, de 45 x 60 cm intitulado de A Improbabilidade do Amor. 
Ele é sem dúvida uma das personagens mais interessantes desta história. Snob até mais não, é ele que nos vai contando a sua própria história, as mãos por quem passou, os corações que arrebatou. Simultaneamente, vai fazendo comentários sobre o que se passa à sua volta e sobre a história que estamos a ler. É possuidor de uma perspicácia extraordinária e de uma língua sem pudor, fatores que o tornam na minha personagem favorita.

Este quadro especificamente não existiu na realidade, foi inventado pela autora, mas inspirado, no entanto, nos diversos quadros da mesma época pintados por Jean-Antoine Watteau, um pintor francês do séc. XVII / XVIII percursor do movimento rococó, que se destacou pelas suas pinturas de temas galantes e pastorais inspirados na commedia dell'arte (forma de teatro popular).
Aqui fica um dos seus quadros para que tenham uma ideia...



A história está tremenda e muito bem conseguida, e apesar de ter inúmeras personagens, cada uma com as suas intervenções na trama, a autora não nos deixa perder o fio à meada. Adorei!

Para mim, Hanna Rottschild não foi apenas a autora deste livro. Ela foi a encenadora de uma peça de teatro complexa, divertida e intrigante, pois é assim que nos sentimos ao ler "A Improbabilidade do Amor". Adorei ser “espectadora” desta peça grandiosa e entusiasmante.

Para mais informações podem espreitar aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)