Mas vamos por partes.
Foi o primeiro livro que li de Célia Loureiro. E a sua escrita conquistou-me de imediato ao transportar-me para um tempo onde os dizeres eram outros. Adorei a forma como descreve as pessoas e os lugares, as roupas e o mobiliário assim como a disposição das casas, lugares e ruas. Quase que parece que ela própria caminhou naquelas calçadas sujas e se cruzou com esses portugueses de outra era.
A história tem imenso potencial e houve ali uma altura em que nem consegui largar a leitura, ficando acordada bem para lá da hora de dormir. ;) Não são todos os livros que "merecem" este sacrifício! ;) As personagens são extremamente ricas e bem delineadas, tanto nos seus sentimentos como na forma como se movimentam no enredo e interagem umas com as outras
É como escrevi no início, este livro tem tudo para ser um excelente romance histórico português, mas a meu ver, falhou ali qualquer coisa, pelo que não me senti arrebatada como deveria ter sentido.
Vou tentar ler o anterior da autora e depois talvez regresse a esta opinião.
Quero dar os parabéns a Célia Loureiro pela coragem de escrever uma história intemporal com roupagem de outro século. E os meus parabéns igualmente à Marcador por mais esta aposta na literatura nacional!
P.S. E a capa escolhida é lindíssima!