"Escrito na Água" de Paula Hawkins (opinião)

Este novo livro de Paula Hawkins supera, e muito, o anterior.
Sabendo o que me custou deslindar a história no A Rapariga no Comboio, parti para a leitura preparada: de bloco e lápis na mão! À medida que me iam surgindo as personagens, fui criando um registo dos seus nomes e relações umas com as outras. Garanto-vos, resulta mesmo! A história torna-se muito mais fácil de entender, e por mais voltas e reviravoltas que dê o enredo, sabemos sempre em que pé estamos e de quem se fala. É um truque que já utilizei anteriormente, quando lia, por exemplo, Mary Higgins Clark, em que é necessário estar a par de todas as personagens, que normalmente são muitas.

Posto isto, falo-vos desta história com a certeza de que não se desiludirão. Está muitíssimo bem construída e os pilares onde assentam os acontecimentos são extraordinários. A ação desenrola-se na atualidade, numa pequena aldeia em Inglaterra. Beckford é conhecida por ser um local de aparentes suicídios por afogamento. Em tempos idos, o Poço das Afogadas, era palco de algo muito macabro, o afogamento das bruxas, uma prática muito comum na Europa dos séculos XVI e XVII. Se nadassem eram bruxas e depois mortas, se se afogassem, eram inocentes, mas entretanto, também estavam mortas. Não tinham hipótese.

Com base na História, a autora cria uma história fabulosa, deixando no ar a questão: será que os afogamentos atuais têm a ver com os do passado, sendo que as mulheres problemáticas se sentem atraídas para o Poço das Afogadas? Ou será que, como diz o rumores, Beckfors é um local onde se "tratam" das mulheres problemáticas, e tudo não passa de uma desculpa para esconder a verdade?



Todas as personagens têm o seu papel, a sua importância, e não há dúvida que o bloquinho de notas deu mesmo muito jeito. ;) Nenhuma delas é de confiança. Todas têm a sua história, e os seus segredos. A autora separa-as por capítulos, e aos poucos vai-nos apresentando a história de cada uma e a forma como se interligam. Simultaneamente vamos descobrindo os últimos acontecimentos que chocou toda a gente e em que a polícia não sabe cem como classificar. Como em todos os bons livros de mistério e crime, nem tudo o que parece é. E mais não digo.

Foi uma leitura que me prendeu e que não demorei muito a terminar, tal era a ânsia de chegar ao fim e deslindar tudo. Percebo perfeitamente porque vai ser igualmente adaptado para o cinema. E vai ser um assombro de filme que não vou querer perder!

Adorei! Adorei! Adorei!

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!
 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)