"Estou a ver-te" de Clare Mackintosh (opinião)

"Estou a ver-te" é o segundo livro que leio desta autora, Clare Mackintosh. O primeiro, "Deixei-te ir", foi para mim uma revelação estrondosa. Daquelas que deixam marca, sabem? Podem ler a minha opinião aqui, mas se estão à espera de uma história parecida, esqueçam. Aliás, esqueçam tudo sobre o que tornou o primeiro livro tão espectacular e concentrem-se na leitura deste "Estou a ver-te". Aos poucos, quase sem darem por isso, a história vai-se entranhando e de repente vão perceber que toda e qualquer semelhança com a realidade, pode mesmo ser real. 

Hoje em dia, as câmaras de video vigilância começam a ser utilizadas nas grandes cidades, e especialmente em zonas mais problemáticas ou com um grande fluxo de pessoas. Até cá em Portugal já encontramos locais assim. E nos filmes e séries que passam na nossa televisão, quantas vezes é que o criminoso é apanhado com o recurso a essas filmagens? A video vigilância já não é ficção. É realidade.

E se alguém, com intenções menos boas, obtivesse acesso a essas câmaras? E se alguém nos demarcasse e fizesse um registo do nosso comportamento diário? Das nossas rotinas, dos nossos horários... do comboio que apanhamos todos os dias, do lugar favorito à janela naquela carruagem específica... do café onde paramos antes de entrar ao serviço? E se esse mesmo alguém disponibilizasse depois esse relatório a quem pagasse para o conhecer? Não estaríamos nós mais vulneráveis, apesar de apenas continuarmos na nossa rotina?
Esta é a premissa da história. E o que se passa entre o princípio e o final deste livro, é o o torna tão interessante.

A autora volta a apostar nos sentimentos das personagens, e cria um conjunto bastante rico que, com as suas bagagens pessoais, contribuem para a tensão da história. O enredo está muito bem desenvolvido e o crescendo, tão típico neste género de livros, que poderá não ser tão notório no início, recupera o andamento e vai aumentando mesmo até ao finalzinho!
Esperem o inesperado e deixem-se surpreender. :)
Muito bom!

0 comentários:

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

Uma história maravilhosa!

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)