"25 Gramas de Felicidade" de Massimo Vacchetta e Antonella Tomaselli (OPINIÃO)


Sou uma apaixonada por animais. Aliás, tenho alguns amigos que até me gozam por eu achar que um serão perfeito é ver de seguida três ou quatro episódios do Bondi Vet. Mas eu sou assim: adoro animais e delicio-me quando leio histórias relacionadas com eles, que muitas das vezes se revelam autênticas de lições de bondade e lealdade.

Quando vi esta capa adorável soube que tinha de ler este livrinho. Os ouriços, para mim, têm um grau de fofura bem elevado, apesar dos picos. 😉

Bem, com Massimo, o protagonista principal deste relato, tudo começou com uma pequena ouricinha que pesava uns singulares 25 gramas. Estão a ver um envelope com quatro folhas lá dentro? 25 gramas. 25 gramas!!! Que coisa mais frágil e indefesa! 

Massimo encarregou-se dela a pedido de um colega veterinário. E foi amor à primeira vista. Conseguiu, com muito tempo e dedicação, que a ouricinha crescesse e chegasse à idade adulta. Depois, quando deveria haver uma devolução à natureza, foi mais complicado. Massimo não conseguiu libertá-la.


Entretanto, outros casos lhe sucederam até ao ponto que Massimo achou que apenas conseguiria dar resposta a todos os pedidos de ajuda se criasse um centro de recuperação. Apaixonado pela espécie e apoiado por outros com a mesma paixão, moveu mundos e fundos até fundar o Centro de Recuperação de Ouriços "La Ninna". Todos os ouriços que se encontrassem em perigo, por doença ou por terem sido atropelados, ou até por terem ficado órfãos, como foi o caso de Ninna, tinham finalmente um local onde poderiam receber ajuda especializada. E com o tempo Massimo aprendeu que amar também é libertar. No ano seguinte conseguiu deixar Ninna seguir o seu caminho.


Adorei esta leitura, não só pela ternura com que Massimo nos fala dos ouriços, como pela simplicidade com que nos conta a sua história, intercalando episódios da sua infância com desabafos sobre a sua vida pessoal, que o mostram tão vulnerável como todos nós. É sem dúvida um pequeno grande livro que merece ser lido por leitores de todas as idades, e que certamente lhes irá tocar o coração como a mim me tocou. Nunca mais irei olhar para um ouriço da mesma forma, acreditem.

Podem visitar a página do Centro de Recuperação de Ouriços "La Ninna" aqui:
https://pt-br.facebook.com/centrorecuperoricciLaNinna/

0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)