"25 Gramas de Felicidade" de Massimo Vacchetta e Antonella Tomaselli (OPINIÃO)


Sou uma apaixonada por animais. Aliás, tenho alguns amigos que até me gozam por eu achar que um serão perfeito é ver de seguida três ou quatro episódios do Bondi Vet. Mas eu sou assim: adoro animais e delicio-me quando leio histórias relacionadas com eles, que muitas das vezes se revelam autênticas de lições de bondade e lealdade.

Quando vi esta capa adorável soube que tinha de ler este livrinho. Os ouriços, para mim, têm um grau de fofura bem elevado, apesar dos picos. 😉

Bem, com Massimo, o protagonista principal deste relato, tudo começou com uma pequena ouricinha que pesava uns singulares 25 gramas. Estão a ver um envelope com quatro folhas lá dentro? 25 gramas. 25 gramas!!! Que coisa mais frágil e indefesa! 

Massimo encarregou-se dela a pedido de um colega veterinário. E foi amor à primeira vista. Conseguiu, com muito tempo e dedicação, que a ouricinha crescesse e chegasse à idade adulta. Depois, quando deveria haver uma devolução à natureza, foi mais complicado. Massimo não conseguiu libertá-la.


Entretanto, outros casos lhe sucederam até ao ponto que Massimo achou que apenas conseguiria dar resposta a todos os pedidos de ajuda se criasse um centro de recuperação. Apaixonado pela espécie e apoiado por outros com a mesma paixão, moveu mundos e fundos até fundar o Centro de Recuperação de Ouriços "La Ninna". Todos os ouriços que se encontrassem em perigo, por doença ou por terem sido atropelados, ou até por terem ficado órfãos, como foi o caso de Ninna, tinham finalmente um local onde poderiam receber ajuda especializada. E com o tempo Massimo aprendeu que amar também é libertar. No ano seguinte conseguiu deixar Ninna seguir o seu caminho.


Adorei esta leitura, não só pela ternura com que Massimo nos fala dos ouriços, como pela simplicidade com que nos conta a sua história, intercalando episódios da sua infância com desabafos sobre a sua vida pessoal, que o mostram tão vulnerável como todos nós. É sem dúvida um pequeno grande livro que merece ser lido por leitores de todas as idades, e que certamente lhes irá tocar o coração como a mim me tocou. Nunca mais irei olhar para um ouriço da mesma forma, acreditem.

Podem visitar a página do Centro de Recuperação de Ouriços "La Ninna" aqui:
https://pt-br.facebook.com/centrorecuperoricciLaNinna/

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)