"Filha do Profeta" de Rachel Jeffs (OPINIÃO)


Todos nós temos os nossos temas favoritos e embora eu não possa afirmar que adoro ler sobre este tema, também não posso negar que tenho bastante interesse nele: as seitas e as ramificações mais radicais das religiões.

Este livro, escrito pela filha do líder da Igreja Fundamentalista Mórmon Warren Jeffs, é um relato extraordinário sobre os anos em que ela viveu dentro dessa seita poligâmica. Por vezes difícil de ler, está, no entanto, escrito num tom que revela a paz interior que Rachel já experiencia. Este é um testemunho que prova a resiliência do ser humano e em simultâneo uma inspiração de esperança para todos os que necessitam de ultrapassar quaisquer obstáculos.

Rachel e o pai, Warren Jeffs
Segundo as palavras de Rachel a sua infância não poderia ter sido mais feliz, pois viver com imensas irmãs e irmãos, para uma criança, é sinónimo de brincadeira e diversão. No entanto, a infância de Rachel terminou abruptamente quando começou a ser abusada sexualmente pelo seu próprio pai aos 8 anos. Mais tarde, é obrigada a casar com um homem que não conhece e que já tem duas mulheres, entrando assim na idade adulta da sua vivência nesta seita.

Diversas peripécias, ao longo dos anos, vão fazendo Rachel questionar-se sobre a validade do pai enquanto profeta e após a sua prisão, Rachel ganha finalmente coragem para fugir, levando, no entanto, alguns anos até conseguir abandonar a igreja com as suas filhas.


Warren Jeffs está a cumprir uma pena prisão perpétua desde 2011. 
Sou sincera, fiquei estupefacta com as decisões de Warren Jeffs sobre a vida do seu povo. Qualquer pessoa se apercebe o quão egocêntrico, narcisista, pérfido e louco ele é. Infelizmente, continua a sê-lo, pois mesmo estando a cumprir uma prisão perpétua por pedofilia, mantém reféns os membros da religião que o seguem, ditando-lhes leis e proibições bizarras e impensáveis.

Rachel com os filhos ainda na igreja.

Rachel e os filhos, depois de fugir da igreja.

Foi uma leitura compulsiva que muito me agradou. Está muito bem escrito e termina com um tom de esperança e otimismo. A verdade é que não podemos estar sempre a ler coisas agradáveis. Por vezes é preciso abrir os olhos para outras realidades. Recomendo.

0 comentários:

Este livro traumatizou-me! Mas estou à espera do segundo. ;)

Um livro maravilhoso, cujas personagens me marcaram.

Um livro fora de série! Fenomenal. :)

Um livro magistral! Para mim, o melhor de 2017!

Uma leitura magnífica.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)