"Como Estrelas Cadentes" de Sveva Casati Modignani (OPINIÃO)

Existem certos autores que tenho de ler sempre que publicam alguma coisa. Estou viciada neles, e mesmo que por vezes me desiludam, sei que o próximo livro não me vai escapar. Sveva Casati Modignani é um desses autores. Por isso, quando o "Como Estrelas Cadentes" foi publicado em Portugal tratei logo de o adquirir.

E ainda bem que o fiz, pois neste livro, ela regressa ao seu esquema anterior, desenvolvendo mais o cenário onde se desenrola a história, do que a parte mais romântica. Neste caso específico, ficamos a conhecer mais profundamente Itália durante o século XX, a ascensão e queda do Fascismo e o Nazismo, e as participações nas duas Grandes Guerras.

Como sempre, tudo se centra numa forte protagonista feminina que lidera a sua família ao longo do perturbado século XX. Rosa é-nos apresentada nos dias de hoje, como uma velha senhora que, contrastando com a sua condição física, nada de frágil tem, nem na sua maneira de ser nem na sua maneira de estar. Fundadora de uma das maiores companhias italianas de construção de aviões, ela mostrou ser uma verdadeira matriarca e apesar de alguns dissabores ao longo da vida, conseguiu triunfar num mundo de homens. 

Ao longo do livro nós vamos conhecendo a vida de Rosa, começando na sua infância e acompanhando-a até aos dias de hoje. Adoro os saltos temporais para explicar este ou aquele acontecimento. Num momento estamos em Milão em 1980 como no outro encontramo-nos em Nova Iorque nos anos quarenta! E Sveva fá-lo de uma forma maravilhosa. São quase histórias dentro da história que nos ajudam a conhecer profundamente as personagens e a apaixonarmo-nos por elas.


Como sempre, retomar um autor que há muito nos conquistou é muito gratificante. E reencontrar as histórias de Sveva é sempre uma leitura marcante e inspiradora. Recomendo!

2 comentários:

Marisa Luna on 19/11/18 disse...

Olá querida. Fiquei com muita vontade de ler este livro. Sou fã da escritora e o que contas sobre a obra abre mesmo o "apetite". Beijinhos

Fernanda on 20/11/18 disse...

Vale a pena, Marisa Luna! ;)
Beijinhos.

Um excelente thriller!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

Uma leitura magnífica.

Tirem as dúvidas. E riam-se com a loucura de Alvie Knightly!

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)