"A Minha Horta é Biológica" de Isabel Mourão e Miguel Maria Brito (OPINIÃO)

A nossa horta biológica é um projeto familiar, mas mais do que isso é uma forma de voltar às raízes, de regressar a um tempo onde o tempo era importante. As hortas biológicas, quer através da câmara, quer em terrenos particulares, ou mesmo baldios, proliferam na nossa região. E não há melhor forma de embarcar nesta aventura, com os pés bem assentes na terra. 

Este pequeno e delicioso livro é mesmo uma grande ajuda. Para além dos imprescindíveis conselhos do Miguel Maria Brito e Isabel de Maria Mourão, temos a delicadeza e beleza das ilustrações da Margarida Velez Fernandes.
Abaixo encontram uma página de exemplo, mas podem espreitar mais aqui.

E como uma imagem vale mais que mil palavras, deixo-vos algumas fotografias do princípio do que esperamos venha a ser a nossa prolifera horta biológica.


A foto do "antes".
A foto do "depois", no mesmo dia.
O que esperam para se aventurar num projeto assim?

Aqui fica a sinopse deste precioso livrinho:

Vamos fazer o jantar? Basta ir à horta buscar os ingredientes!
Todos podemos ter acesso a comida saudável, saborosa e ecológica, com uma horta biológica - um projeto educativo, familiar e divertido.

Pais, educadores e crianças podem aprender juntos a criar uma horta biológica - seja em casa, numa varanda ou num quintal. Nestas páginas, encontrarão tudo o que precisam de saber para conhecer as plantas, o solo e a biodiversidade; fazer a compostagem; planear e implementar uma horta; cuidar, colher e até preparar os alimentos! Encontrarão ainda 43 fichas de plantas hortícolas, ervas aromáticas e flores comestíveis, com todas as informações necessárias para crescerem viçosas e deliciosas.

Com um pouco de tempo e vontade de «sujar as mãos», é fácil ter a nossa própria horta biológica - com alimentos apetitosos, fresquinhos e amigos do ambiente
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)