Maria Helena Ventura, de quem eu ainda não tinha lido nada, é uma rigorosíssima pesquisadora histórica pelo que ler este livro foi uma incursão pela segunda metade do século XVIII, onde ficamos a conhecer as gentes e figuras mais proeminentes de Lisboa relacionadas ao Teatro e à Música, para além de acontecimentos marcantes, como o Terramoto de 1755, ou o hiato teatral de dois anos imposto por D. Maria I após a morte de D. José, ou até o facto do ciúme da rainha ter levado a que as mulheres fossem banidas dos Teatros Públicos, quer no palco quer na plateia, o que fez regredir a evolução desta arte em Portugal. Pequenas coisas, tão curiosas, que por vezes explicam o porquê de uma ou de outra situação na atualidade.
Esta leitura foi uma aventura única. A narrativa prende-se essencialmente com a vida de Luísa, pelos olhos de uma das suas irmãs, e achei muito interessante essa abordagem tão especial. Gostei imenso. E aprendi ainda mais. Fico com pena que, tal como muitos artistas portugueses, tendo uma carreira fenomenal "lá fora", a fama de Luísa não se tenha repercutido "cá dentro".
Uma leitura interessantíssima sobre uma personagem da música lírica portuguesa que vale a pena conhecer. Recomendo.