Opinião: "Chuva Miúda" de Luis Landero

Por trás desta lindíssima capa esconde-se uma história de família contada a várias vozes, através de conversas telefónicas, em que existe um denominador comum, Aurora, a ouvinte de todos os membros da família. Aurora é casada com Gabriel, o irmão mais novo cuja iniciativa de organizar um almoço de aniversário para a mãe dá origem a toda a história. Depois temos Sónia, a irmã mais velha, que foi casada com Horácio desde os 14 anos e com quem teve duas filhas, mas se encontra divorciada há já bastantes anos. De seguida temos Andreia, a irmã do meio, que vive no seu próprio mundo com os seus gatos e nunca casou. Cada uma das irmãs tem as suas razões para detestar a mãe, ao contrário de Gabriel que acha que metade do que elas se lembram é mentira. As irmãs vivem com rancor de um passado que lhes foi imposto, e vão desabafando a sua raiva e mágoas ao conversar por telefone com Aurora, a cunhada maravilhosa, o poço dos segredos desta família. Por seu lado Gabriel indigna-se com as atitudes das irmãs, e o almoço acaba mesmo por ser cancelado. Mas se pensam que a história é só isto, desenganem-se. É muito mais. Mesmo.

A história, para já, está muitíssimo bem engendrada, é fascinante irmos acompanhando o seu desenrolar, e tal como Aurora, estando de fora, conseguimos ver toda a floresta. Mas é a forma como Luis Landero o faz é que é mesmo surpreendente. As conversas telefónicas são entre-cruzadas, sem que no entanto nos confundamos ou percamos o fio à meada. Estamos a ler o diálogo entre duas pessoas, para depois ser introduzido outro diálogo entre uma delas e outra, e mesmo assim conseguimos seguir a conversa. Acreditem... é fascinante.

Não há dúvida que é um livro fora de série. Gostei imenso, e recomendo com toda a garantia de uma leitura extraordinária. Merece as minhas 8 estrelas!

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)