Opinião: "O Pai da Chuva" de Lily King

Há alguns anos comprei este livro por puro capricho. Adorei o título e a capa. Nem sequer li a sinopse, acreditam? Bem, entretanto esteve na minha estante à espera de uma oportunidade, que entretanto chegou.

É um livro excecional. Foi uma surpresa maravilhosa descobrir esta autora.
A escrita é extraordinária, e a história fascinante. Aborda um dos meus temas favoritos, as relações familiares, neste caso específico, a tumultuosa relação entre pai e filha, após divórcio dos pai.
Nem sempre as relações entre os progenitores e os seus filhos são caminho fácil e as coisas complicam-se com uma facilidade incrível. E se adicionarmos um ou outro vício, o problema ainda se adensa mais. Quantos de nós não têm mágoas, tristezas e desilusões por causa de um pai ou de uma mãe. Conheço muitas histórias e talvez por isso foi tão interessante descobrir esta, fictícia, e tão bem explorada. A autora consegue transmitir-nos o quadro todo, ajudando-nos a perceber as várias nuances de uma relação que se foi deteriorando ao longo dos tempos. Para além disso, é uma história bem situada na História, e vamos acompanhando a vida de Daley desde o impeachment de Nixon até à eleição de Obama.

A escrita de Lily King é extraordinária. Perceptiva, fascinante e realista, ela consegue cativar-nos e manter-nos presos à narrativa, tentando seguir o percurso daquelas personagens simultaneamente disfuncionais e fascinantes.

Foi uma leitura fascinante para este regresso à normalidade (quase).

Gostava imenso que se publicasse o outro livro desta autora que andei a bisbilhotar: Euphoria. Promete.

Espreitem a sinopse aqui.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)