Opinião: "Terra Americana" de Jeanine Cummins

Venho falar-vos de um livro que, por coincidência, marcou a nossa entrada na era Covid. Foi publicado exatamente nessa malfadada semana de Março de 2020, quando o nosso mundo parou. Talvez por isso não tenha sido tão divulgado. As notícias não falavam de outra coisa, nas redes sociais não se falava de outra coisa, nós não pensávamos noutra coisa... E sem querer, eu ía perdendo um dos melhores livros do ano.

"Terra Americana" não aborda a pandemia, mas sim outro tipo de flagelo que nos vai passando ao largo, que tentamos não ligar. A realidade de milhares de pessoas, que ano após ano sucumbem ao tentar encontrar uma vida mais segura noutro país que não o seu. No caso deste livro, nos EUA. Sim, os famigerados mexicanos e outros sul americanos que fogem dos seus países simplesmente para tentar salvar as suas vidas. Infelizmente uma grande percentagem não o consegue, dando de caras com a morte antes de chegarem ao seu destino. 

"Terra Americana" conta a história de uma mãe, que ao ver a sua família chacinada por um dos barões da droga de Acapulco, foge com o seu filho de 8 anos, embarcando numa viagem tão difícil quanto perigosa. E é nessa viagem que vamos acompanhando o seu desespero e a sua coragem, comum aos outros companheiros de viagem que vai descobrindo, e que resulta apenas da vontade de sobreviver.

Este é sem dúvida um livro que não se deve deixar de ler. Muito provavelmente escrito para um público bem diferente dos migrantes, e por consequência não tão crú, não deixa de ser uma chamada de atenção para as ondas de migrantes, tanto nos EUA como na Europa, que fogem dos seus lares, pela simples vontade de sobreviver.

É um livro que suscitará muitas opiniões, por isso recomendo-o. É excelente para o debate! Mas é também um livro que nos acompanha muito depois da leitura terminar, nas pequenas coisas do dia a dia, e em situações tão simples como lavar os dentes ou ter um inalador para a asma e se conseguir respirar.

Adorei. O melhor deste ano tão estranho.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)