Opinião: "A Vida Contada de A. J. Fikry" de Gabrielle Zevin

De tempos a tempos aparece um livro que me surpreende. Mesmo. Ou porque não estou à espera que seja tão bom, ou porque uma ou outra personagem é extraordinária, ou porque pura e simplesmente a história nos é contada tão vividamente que mais parece estarmos a ver um filme. Este livro picou todas as opções. :) Foi realmente uma leitura deliciosa.

Cheio de referências literárias, contém também bastantes frases e considerações que vão deixá-los com vontade de sublinhar (ou colocar mini post-its, no meu caso!). Esta é talvez a minha favorita, porque descreve tão bem o que me aconteceu com este livro, que me deu tanta alegria:

"Porque é que um livro é diferente de qualquer outro? A. J. decide que são diferentes, porque são. Temos que olhar para o interior de muitos. Temos que acreditar. Concordamos em, por vezes, ficarmos desiludidos para que possamos ficar entusiasmados de vez em quando."

Em relação a parecer que estamos a ver um filme na nossa cabeça, a explicação é simples: a autora não é mais do que uma guionista em Los Angeles. Escrever desta forma, está-lhe no sangue. E sou sincera, adorava que Hollywood pegasse neste livro e o convertesse em filme. As personagens são maravilhosas, quase acredito que as conheci pessoalmente. Adorei todos os pormenores que as tornaram verosímeis, quer fosse nas suas personalidades únicas e maneiras de ser, e até aos mais pequenos defeitos, que as tornaram tão falíveis como nós,

O tema é maravilhoso, sempre à volta dos livros, e do que eles significam para nós. Cada capítulo começa com uma recomendação literária de A. J. Firky para a filha, o que eu achei adorável. Mas para além dos livros, este pequeno livro encerra igualmente uma história de amor e sobre o ciclo da vida. E sobre a importância da amizade e daquilo que nos aumenta o coração.

É sem dúvida um livro encantador, que não me cansarei de recomendar a todos os que, como eu, necessitam dos livros para viverem felizes. Foi uma leitura que me agradou sobejamente. 

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

Um dos melhores do ano!

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva

Os Testamentos - a sequela de A História de uma Serva
Leu o livro? Viu a série? O que espera para ler a sequela? Um final surpreendente para Gilead, e uma obra incrível vencedora bem merecida do Booker Prize.

Uma leitura obrigatória!

Uma leitura obrigatória!
“Moyes dá vida a um pedaço da história muitas vezes esquecido. (…) Uma carta de amor ao poder dos livros e da amizade.” Kirkus Review

Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)