Opinião: "Guerreiro da Paz" de Hélder Batista

Este foi outro dos livros que li nas férias. Oferta de um amigo que trabalha com o autor do livro. Sabendo-me leitora ávida e, conquistado pela história de Hélder Batista, ofereceu-mo com entusiasmo. E em boa hora o fez, pois realmente apesar de não ser uma leitura típica para as férias (levezinha, divertida) é uma história extraordinária de superação e conquista, apesar de muitas adversidades.

Hélder Batista foi abandonado pelos pais aos 8 anos. Inicialmente com dois irmãos mais pequenos, e depois sozinho ele sobreviveu como indigente durante uns bons anos, até que foi apanhado pelo sistema. A história da sua vida é impressionante. Mas mais impressionante é a forma como superou as dificuldades e aproveitou as parcas oportunidades que lhe surgiram.

Não está escrito de forma lamentosa ou queixosa. Desenganem-se se pensam que é mais uma história da carochinha. Porque não é. É simplesmente um relato de vida. E um inequívoco hino à conquista, à superação. É o canto de um guerreiro que venceu.

Um livro que recomendo sem hesitações.

==============================================

Deixo-vos a sinopse:

Toda a inspiração que precisamos quando os nos falta a coragem

Depois de ser abandonado pelos pais aos oito anos numa zona precária de Lisboa, Pedro via diariamente a sua vida a desmoronar. Primeiro, perdeu os dois irmãos, levados do abrigo em que viviam pela polícia quando ele - o irmão mais velho - procurava comida para lhe dar. Dali, sem ter para onde ir e a quem recorrer, Pedro mergulhou por anos na vida na rua, junto de tantos outros sem-abrigo embrulhados em cobertores imundos, escondidos debaixo de caixas de cartão adaptadas para acolher suas misérias, que mesmo a céu aberto e numa área central da cidade, pareciam completamente invisíveis ao resto do mundo.

Entretanto, contra todas as previsões, Pedro sobreviveu à indigência. Absolutamente do zero, criou uma carreira e um negócio de sucesso, comprovando que com determinação inabalável é possível darmos uma volta ao destino e alcançarmos nossos sonhos.
Guerreiro da Paz é uma história real e inspiradora sobre a essência da esperança.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)