Opinião: "A Vida Mentirosa dos Adultos" de Elena Ferrante

Mais um livro de Elena Ferrante que devoro como se não houvesse amanhã. Não sendo um dos meus favoritos, está lá tudo: a história pungente de uma adolescente, a sua relação com os pais e consigo própria, a descoberta da sexualidade, a incerteza, a história da sua família, tudo bem temperado com a já habitual escrita visceral e crua da autora.

Tem algumas similaridades com a tetralogia da Amiga Genial, principalmente com os dois primeiros livros, que se focam mais na adolescência das protagonistas, mas é um registo diferente, muito mais introspectivo e íntimo, que por vezes choca de tão nú e crú que é. 

Giovanna tem uma infância quase perfeita, com um pai e uma mãe perfeitos aos seus olhos imaculados, mas repente vê-se em plena puberdade, no meio de uma crise familiar, que a catapulta para um mar de dúvidas e incertezas, e que a deixa sem saber como reagir.

“Foi assim que comecei a reagir. Pouco a pouco passei do aturdimento em que deixava correr os dias a observar-me, para a necessidade de me consertar, como se fosse um pedaço de qualquer material de boa qualidade danificado por um operário desastrado. Era eu - fosse eu quem fosse -, e tinha de fazer alguma coisa por aquele rosto, aquele corpo, aqueles pensamentos”.

Gianni é uma miúda conturbada, mas inteligente e destemida, e a mistura pode ser explosiva. Ser adolescente não é fácil. É um período de mudanças e indecisões, muitas vezes dolorosas, que podem deixar marcas muito profundas. E esta foi uma história que não desiludiu. Gostei de acompanhar Giovanna neste seu percurso e acreditar que chegou sã e salva à idade adulta. Apesar de ter gostado imenso desta leitura, não me senti arrebatada como com os outros livros. Mas é uma leitura a não perder. Sem dúvida.

P.S. O título é perfeito. A vida mentirosa dos adultos é o que a jovem Giovanna descobre ao crescer.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)