Opinião: ""Uma Espia Americana em Lisboa" de Madeline Martin

Que livro emocionante! Acho que é a primeira vez que leio um livro de ficção, de um autor estrangeiro, em que a ação se desenrola neste nosso cantinho à beira-mar durante a II Guerra Mundial. Adorei os pormenores que a autora desencantou, e a forma como retratou tão bem o ar que se respirava em Lisboa naquela época. 

Simultaneamente, outro local é abordado - Lyon em França, refém da opressão nazi, com a Resistence em plena atividade. É óbvio que a ação em Portugal, mais propriamente em Lisboa, Estoril e Sintra, é bem mais suave do que a que se desenrola em França. Mas não deixa de ser emocionante, pois forças  opostas movimentam-se na obscuridade, e a nossa "neutralidade" é bem demonstrada.

Adorei a personagem principal, Ava, uma jovem bibliotecária americana, enviada para Lisboa para recolher jornais, revistas e outros documentos, para enviar por micro-filme para os E.U.A. com informações relevantes sobre o conflito. Na realidade esta personagem foi inspirada nos bibliotecários americanos enviados para Lisboa, que eram homens, não mulheres, e todos eles deram um grande contributo para a participação positiva do seu país na guerra.

Este é o segundo livro de Madeline Martin que leio. Gosto como ela consegue abordar a II Guerra Mundial de uma forma diferente do habitual, sempre com personagens principais femininas, fortes e independentes, e com o mesmo amor e paixão pelos livros. Que venham mais livros dela! 


Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Marcador

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Saída de Emergência

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)