Opinião: "Onde Crescem os Limoeiros" de Zoulfa Katouh

Este livro vai direto para o Top 5 deste ano!

Que livro! Uma história arrepiante sobre a realidade na Síria. Algo que todos sabemos, mas que preferimos não ligar. O número de mortos dos que tentam fugir são tantos que já nem nos damos conta que são vidas que se perdem.

Eu podia escrever um dicionário só com as palavras que me vêm à cabeça para descrever este livro. Terminei-o ontem, em lágrimas, e ainda não consigo verbalizar exatamente o que senti ao lê-lo. Apenas sei que o tenho de fazer, para que mais pessoas leiam, para que mais se sintam incomodados com esta situação, para que mais entendam o que é ser um refugiado, e porquê.

É a história de uma jovem que, como tantos outros na Síria, perderam os pais e são chamados à idade adulta antes sequer de deixarem de ser crianças. Salama estava na universidade a estudar Farmácia, quando de repente se vê como médica cirurgiã de urgência num palco de guerra. Com os seus tenros 19 anos ela faz os possíveis e impossíveis para salvar os que entram pela porta daquele hospital em Homs, tentando não quebrar pelo horror que sente quando não pode fazer nada pelos que morrem, ao mesmo tempo que tenta respirar por si e pelos que consegue ajudar. A sua coragem, resiliência e esperança são um hino a todos os jovens dessa nação refém de uma guerra civil que dura há já 12 anos. 

É uma leitura por vezes difícil. Mas é uma leitura maravilhosa. A dor, a angústia, a perseverança e a coragem de um povo, misturada com os sonhos e recordações de uma jovem muçulmana, cuja adolescência foi destruída junto com o seu país. 

Por favor, não deixem de ler esta história. Recomendo-a com todas as células do meu ser. 

"Porque a esperança é como os limoeiros em Homs: há-os em cada casa, em flor, e por mais que os tentem destruir, continuarão sempre a crescer."
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)