Opinião: "OUT - Uma Saída" de Natsuo Kirino

Sabem aqueles livros que começamos a ler, deparamo-nos com algo que não estávamos à espera, e que não é de todo o nosso género, mas que, sem explicação, nos sentimos compelidos a continuar?

Não sou propriamente adepta de ler um livro até ao fim só porque sim. Há tanto livro para ler, que não consigo perder tempo com algo que não me está a trazer nada de bom. O problema é que, apesar de o querer ter feito com este livro umas quantas vezes, continuei a ler as quase 600 páginas até ao fim.

É uma história perversa, macabra, perturbadora, com cenas brutais, sangrentas e grotescas. Foi uma leitura de amor-ódio, e surpreendi-me a mim mesma no final ao chegar à conclusão de que gostei, mesmo tendo detestado. Eu sei, não faz sentido. Mas é mesmo assim. Foi uma experiência bastante intensa.

A autora, Natsuo Kirino, é uma conceituada romancista japonesa, e uma figura importante no recente boom de escritoras de ficção policial no Japão. Out -Uma Saída, foi um dos seus primeiros livros, escrito em 1997, é sem dúvida uma crítica feroz à classe mais baixa da sociedade japonesa. Neste submundo onde também circulam pessoas normais com menos sorte, acompanhamos a história de quatro mulheres, colegas de trabalho no turno noturno de uma fábrica de refeições pré-preparadas.

Quando uma delas, ao ver-se perante uma situação impossível, pede ajuda às colegas, juntas dão um passo rumo à escuridão, e nada volta a ser como antes.

É como vos digo, apesar de não ser de todo o meu género de livro, senti-me impulsionada a lê-lo até ao fim, e acabo por recomendá-lo. Não será uma leitura para todos os gostos, mas é, sem dúvida, um fenómeno literário.

Podem ler a sinopse completa na página do livro, no site da Leya.

Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)