"O Meu Verão com Gatsby" de Danielle Ganek

Li há pouco tempo "O Grande Gatsby" pois era um dos clássicos que queria reler e também porque já tinha a leitura deste livro em mira.
Normalmente fico um pouco frustrada quando em livros que leio aparecem referências a outros livros ou a filmes e não percebo a ligação. Acabo sempre por colocar o dito livro ou filme na lista dos que tenho de "tratar".

Mas voltando a "O Meu Verão com Gatsby", foi na hora certa que o li. É um romance bem interessante com o qual me deliciei nestes dias de calor inesperado. E tal como o calor, esta é também uma história que nos soa leve e divertida, mas que se revela inesperada. É daqueles livros que por baixo de uma capa insuspeita (apesar de não transparecer na foto, a capa é giríssima, cheia de brilhantes!) nos conduz a uma reflexão sobre os verdadeiros valores que devemos ter em conta nas nossas vidas.
Cheia de personagens originais e divertidas, no meio de sumptuosas festas e outras menos sumptuosas mas mais divertidas, esta história transporta-nos para os Hamptons, uma luxuosa estância balnear frequentada na sua maioria por nova-iorquinos, que aí possuem grandes "casas de férias". E é nesse ambiente, onde
Cassie e Peck sempre passaram as suas férias de Verão com a tia Lydia, que a história se desenrola. Desta vez o motivo que ali as une é mais triste. Terão de desfazer-se da pequena e pitoresca casa que ambas adoram mas que não podem manter. Mas a tia não lhes deixa apenas a casa como herança. Deixa-lhes também um verdadeiro mistério em mãos e é aqui que a história ganha substância. Nos intervalos das investigações o amor aparece (ou reaparece) e o calor do Verão sobe mais uns graus. Mas é acima de tudo na relação entre as duas irmãs que a verdadeira magia acontece.

Um romance fantástico que irá com toda a certeza satisfazer os amantes de literatura clássica, pelas referências constantes ao livro de F. Scott Fitzgerald, e também os amantes de uma leitura mais leve onde o humor e o sarcasmo são uma presença constante.

Quase como uma nota de rodapé, gostaria de referir que este livro é também, a meu ver, e tal como "O Grande Gatsby", uma crítica à actual sociedade americana (e não só!), que vive, respira e se movimenta muito acima das suas posses, colocando de lado os verdadeiros valores, como a família, a amizade e o amor.

Sinopse:
Duas irmãs, um Verão idílico e um livro que poderá mudar a vida de ambas. Um livro de festas fantásticas, ligações amorosas intensas e um elenco de personagens excêntricas. Um romance cativante sobre a força dos laços familiares e a magia do passado. 
Cassie é uma jornalista determinada, com pés bem assentes na Terra; Peck, por sua vez, é uma actriz que vive com a cabeça nas nuvens. Na verdade, a única coisa que parecem ter em comum é a casa de praia decrépita que lhes foi deixada pela querida tia Lydia, nos Hamptons.
As irmãs decidem passar um ultimo Verão juntas na casa de praia, antes de decidirem o seu futuro e o da herança. Munidas apenas por uma determinação pouco firme, do conselho de alguns vizinhos excêntricos e da vontade expressa de Lydia para procurarem «algo extremamente valioso» dentro de casa, as jovens têm de decidir não apenas o que fazer com a propriedade, mas - e principalmente - o que fazer com a sua própria vida. Enquanto se interrogam se o «tesouro» será um quadro de Jackson Pollock ou a primeira edição do livro "O Grande Gatsby", as diferentes personalidades de Cassie e Peck entram em conflito. À medida que o mês de Julho avança, sucedem-se as festas, os passeios e vários encontros e desencontros entre as irmãs até que ambas são forçadas a encerrar de vez com o passado.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)