"A Bofetada" de Christos Tsilokas

Alguém comentou e eu concordo: de vez em quando lá nos aparece um livro que nos recorda porque é que gostamos tanto de ler.

Este é sem dúvida um livro estrondoso, barulhento, mesmo. Daqueles onde não há meios termos, ou se adora ou se detesta. É também daqueles livros que necessitam algum tempo para os digerir. A sua leitura encaminha-nos para reflexão e muitas vezes damos por nós a pôr em questão o que até aqui dávamos como certo.

Em “A Bofetada” encontramos o retrato perfeito de uma sociedade, em que os seus membros são esmiuçados, tanto enquanto membros dessa sociedade multicultural australiana, como enquanto simples pessoas, com as suas fraquezas, os seus medos, as suas ambições, os seus sonhos. É aí, a meu ver, que descobrimos a verdadeira gema, a pérola que se esconde dentro desta história.

Como obviamente já devem ter lido na sinopse, tudo começa por causa de uma bofetada que é dada a uma criança. O drama que daí advém, os conflitos, as discussões é algo que quase roça o absurdo. As diferenças entre amigos que até aí haviam passado despercebidas, revelam-se abismais como sempre o foram. As revelações entre maridos e mulheres, as considerações entre familiares e amigos, tudo preto no branco, são assombrosas. Talvez por isso possa também de ser apelidado de um livro perigoso. É que aos poucos, conforme vamos conhecendo intimamente cada uma daquelas pessoas, também nós vamos reconsiderando as nossas convicções iniciais e colocamos em questão coisas que anteriormente a esta leitura nem sequer tínhamos reparado que estava lá.

É um livro poderoso, um relato fantástico, uma análise profunda à vida nos nossos tempos, que nos faz reflectir sobre os reais valores que deveríamos tomar em conta, enquanto membros de uma sociedade.

Sem dúvida, uma leitura a não perder!


Para mais informações sobre o livro pode consultar aqui, no blog "A Bofetada" ou o site da D. Quixote.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)