(Adquira este livro na Wook) |
Entretanto, apercebi-me que este local tão belo tinha sido atingido por uma catástrofe em 2004. Catástrofe que foi perfeitamente inserida no romance e nos conduz a uma leitura desenfreada tentando chegar ao fim do triste evento e esperando por um balanço positivo.
«A 16 de Agosto de 2004 - em plena época alta, num dia quente quase sempre soalheiro - , a conjugação invulgar de um conjunto de fenómenos meteorológicos provocou a queda muito localizada de chuvas torrenciais, mais especificamente nas zonas altas acima e a este da aldeia. O vale onde assenta a parte baixa de Boscastle actuou como um funil largo e o resultado foi uma das pires inundações registadas em Inglaterra.» (parte da Nota do Autor no final do livro)
De facto, está genial a forma como o autor soube integrar acontecimentos e até personagens reais no meio de uma tão bela história, também ela sobre a sobrevivência, mas a nível pessoal após algumas catástrofes românticas dos dois principais protagonistas, Andrew (um arquitecto americano) e Nicola (uma artista americana, mas expatriada em Boscastle).
Para além da história em si, que aproveito para acrescentar que está escrita de uma forma simples e descontraída, este é realmente um livro com um equilíbrio muito bem conseguido e que gostei imenso de ler!
Deixo-vos aqui algumas fotos para que percebam do que falo...
Vista sobre o porto de Boscastle |
Casas típicas da região |
Vista da vila com o porto ao fundo |
Imagem da catástrofe |