"Darling Jim - O Lado Negro da Sedução" de Christian Mørk

Lembram-se quando éramos adolescentes e nas férias adorávamos ficar à conversa, naquelas longas noites de Verão, com a brisa morna a bater-nos na cara ainda quente da praia? Falávamos sobre tudo e mais alguma coisa, mas invariavelmente a conversa ía parar às histórias de meter medo. Mitos urbanos, lendas antigas, enredos de filmes de terror... Passávamos horas naquele suspense, com a pele arrepiada e um ou outro ocasional susto. Depois mais tarde, já deitados, custava-nos adormecer, e os nossos sonhos eram frequentemente invadidos pelas personagens que tínhamos conhecido horas antes. Lembram-se do arrepio de medo quando acordávamos a meio da noite estremunhados, sem distinguir a realidade do sonho, não arriscando a por um dedo de fora do lençol que nos servia de escudo contra o mal que estivesse ao lado da nossa cama?
Foi assim que me senti ao ler Darling Jim.

É um livro fantástico! Christian Mørk é um autor que escreve com a sabedoria dos ancestrais. A forma como nos conta a história é simplesmente arrebatadora. Histórias dentro de histórias, ligadas ou não? Esse é mais um mistério a resolver.
A sua escrita envolve-nos, cativa-nos, prende-nos, como na verdadeira tradição dos seanchaí (contador de histórias irlandês) ficamos suspensos e apenas queremos mais e mais. Há muito tempo que não encontrava um tipo de escrita assim.

Mas antes de mais, tenho-vos de falar da minha paixão pela Irlanda. É um país lindíssimo, cheio de tradições e lendas, e a meu ver o seu carácter enigmático proporciona um belo pano de fundo para esta história.
As personagens são fabulosas. Comecemos pelo carteiro Niall, aspirante de desenhador de banda desenhada,  que é na verdade uma figura central, servindo de ligação entre as duas histórias. Depois temos as três fabulosas irmãs, Fiona, Roísin e Aoife, cheias de carácter e personalidade, e com um historial a condizer. Finalmente temos Jim, o querido Jim, que encanta qualquer mulher. Jim possui sem dúvida o poder do encantamento e usa-o para seu benefício. A todos os níveis. Não há como ficar indiferente à sua força. Ele atrai-nos e apesar de sentirmos o perigo, não resistimos em nos aproximar mais.
Há muitas mais personagens que enriquecem a história e a tornam mais poderosa, mas não há dúvida que Jim e as irmãs encerram todo o mistério deste sedutor livro.

Mas não vou falar mais deste livro. Não posso falar mais. Vocês tem de o ler para perceber do que falo. Não percam a oportunidade de ler um livro que vos deixa sem fôlego. ;)

Para mais informações podem consultar aqui ou visitar a página de Darling Jim no Facebook.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)