"Darling Jim - O Lado Negro da Sedução" de Christian Mørk

Lembram-se quando éramos adolescentes e nas férias adorávamos ficar à conversa, naquelas longas noites de Verão, com a brisa morna a bater-nos na cara ainda quente da praia? Falávamos sobre tudo e mais alguma coisa, mas invariavelmente a conversa ía parar às histórias de meter medo. Mitos urbanos, lendas antigas, enredos de filmes de terror... Passávamos horas naquele suspense, com a pele arrepiada e um ou outro ocasional susto. Depois mais tarde, já deitados, custava-nos adormecer, e os nossos sonhos eram frequentemente invadidos pelas personagens que tínhamos conhecido horas antes. Lembram-se do arrepio de medo quando acordávamos a meio da noite estremunhados, sem distinguir a realidade do sonho, não arriscando a por um dedo de fora do lençol que nos servia de escudo contra o mal que estivesse ao lado da nossa cama?
Foi assim que me senti ao ler Darling Jim.

É um livro fantástico! Christian Mørk é um autor que escreve com a sabedoria dos ancestrais. A forma como nos conta a história é simplesmente arrebatadora. Histórias dentro de histórias, ligadas ou não? Esse é mais um mistério a resolver.
A sua escrita envolve-nos, cativa-nos, prende-nos, como na verdadeira tradição dos seanchaí (contador de histórias irlandês) ficamos suspensos e apenas queremos mais e mais. Há muito tempo que não encontrava um tipo de escrita assim.

Mas antes de mais, tenho-vos de falar da minha paixão pela Irlanda. É um país lindíssimo, cheio de tradições e lendas, e a meu ver o seu carácter enigmático proporciona um belo pano de fundo para esta história.
As personagens são fabulosas. Comecemos pelo carteiro Niall, aspirante de desenhador de banda desenhada,  que é na verdade uma figura central, servindo de ligação entre as duas histórias. Depois temos as três fabulosas irmãs, Fiona, Roísin e Aoife, cheias de carácter e personalidade, e com um historial a condizer. Finalmente temos Jim, o querido Jim, que encanta qualquer mulher. Jim possui sem dúvida o poder do encantamento e usa-o para seu benefício. A todos os níveis. Não há como ficar indiferente à sua força. Ele atrai-nos e apesar de sentirmos o perigo, não resistimos em nos aproximar mais.
Há muitas mais personagens que enriquecem a história e a tornam mais poderosa, mas não há dúvida que Jim e as irmãs encerram todo o mistério deste sedutor livro.

Mas não vou falar mais deste livro. Não posso falar mais. Vocês tem de o ler para perceber do que falo. Não percam a oportunidade de ler um livro que vos deixa sem fôlego. ;)

Para mais informações podem consultar aqui ou visitar a página de Darling Jim no Facebook.

2 comentários:

Pedra do Sertão on 1/10/11 disse...

Oi, Fernanda,

Gosto de livro assim! abraço

Anónimo disse...

Parece muito interessante. Também adoro a Irlanda e todos os mitos e hstórias que eles têm.

Gostei tanto deste livro!!

Gostei tanto deste livro!!

Mais um livro excecional!

A não perder!

Para os que gostam de thrillers...

Novo livro de Lesley Pearse!!

Um livro magistral!

Um livro magistral!
Neste livro, Jodi Picoult aborda temas como a raça, o privilégio, o preconceito, a injustiça e a compaixão.

O novo livro de Deborah Smith

Novo Thriller de Paula Hawkins

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Chiado Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Marcador

Visualizações de página na última semana

Copyright © 2005-2017 Blogger Template (Adapted by Fernanda Carvalho)