"A Última Viagem do Valentina" de Santa Montefiore

Santa Montefiore parece-me ser uma autora pouco divulgada. No entanto os seus livros (acho que já li todos) são histórias muito boas, bem elaboradas, com personagens riquíssimas em sentimentos e personalidade, e um enredo que cativa quem lê e nos leva a perseguir a história e a tentar situarmo-nos no espaço e no tempo da acção por forma a inteirarmo-nos por completo dos acontecimentos.
Apesar disso, este livro A Última Viagem do Valentina surpreendeu-me. A autora introduziu na história o factor mistério, tornando-a ainda mais rica e interessante.
Como sempre as personagens principais que nos são apresentadas são figuras cativantes, quer pela sua personalidade exuberante, como no caso de Alba, quer pela calma e clareza de espírito de Fitz. Todas as outras personagens secundárias compõem de forma extraordinária o conjunto e colaboram para uma sensação de autenticidade.
Entre Inglaterra e a Itália, durante a Segunda Guerra Mundial algo se passou, e esse acontecimento é sem dúvida a causa do estilo de vida de Alba, assim como das relações tempestuosas com o seu pai e restante família.
Na realidade, é muito comum que o passado de uma família influencie a vida de uma pessoa, mesmo sem que ela o saiba. Nesses casos só há uma solução: descobrir o que se esconde por baixo de algumas pedras e de permeio resolver o que afinal não era assim tão difícil de resolver.
Foi uma leitura muito agradável e como sempre, fico à espera de um novo livro desta autora que escreve tão bem.

Sinopse:
Após o final da Segunda Guerra Mundial, um aristocrata excêntrico é assassinado no seu palazzo italiano. Vinte anos mais tarde, este crime por resolver toca a vida de Alba, uma rapariga que vive num barco em Chelsea, na década de 1960. Entre estas duas épocas estende-se uma narrativa de amor, decadência e traição que conduz Alba até à costa de Amalfi, ao drama da guerra e à decadência da tragédia. O passado ressurge, revelando uma teia secreta de resistentes e nazis, de camponeses e condes e, no centro de tudo, uma fascinante e misteriosa mulher - a sua mãe.
Alba não irá investigar apenas um homicídio: investiga igualmente uma verdade proibida, e o que descobre no passado é doloroso, mas é a porta para o seu próprio futuro.
Críticas de imprensa:
«Montefiore é uma grande contadora de histórias», Emily Melton, Booklist

«Pleno de mistério, romance e suspense», The Bookseller

«Quem gosta de Joanne Harris vai adorar os romances de Santa Montefiore», Mail on Sunday
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)