"O Sorriso das Mulheres" de Nicolas Barreau


Mais ou menos no final deste livro, no capítulo 17 o autor escreve o seguinte:
«Há escritores que andam dias inteiros à volta da primeira frase do seu romance. A primeira frase tem de ser a certa e a partir daí tudo corre como que por si só, dizem eles. Creio que entretanto haverá até já estudos a propósito do modo como os romances começam, uma vez que a primeira frase, aquela com que um livro começa, é como o primeiro olhar trocado entre duas pessoas que ainda não se conhecem.»

Não podia ser mais verdadeiro!
É por vezes exatamente com a primeira frase que me encanto com um livro. E muitas vezes não esqueço essa primeira frase de um livro que adorei.

Este por exemplo começa assim:
«No ano passado, em Novembro, houve um livro que me salvou a vida.»
Só isto. Apenas esta simples frase, que contem a promessa de uma bela história, foi o suficiente para me cativar. 
E quando no final ao ler o último capítulo me senti a arrepiar, recordei esta frase inicial e assenti como a teoria da primeira frase tem a sua razão de ser.

Este é sem dúvida um livro delicioso! Delicado, doce, suave, divertido e mágico. Uma combinação maravilhosa que nos coloca um sorriso nos lábios e uma leveza no coração. Simplesmente adorei!
E para mim (bem como, aposto, para muitos de vós) a cereja no topo do bolo é o facto de toda a ação se centrar no mundo editorial, mundo esse que fascina qualquer leitor dedicado, qualquer amante de livros.
Para além disso adorei a forma como está escrito. Quase um relato partilhado entre duas pessoas, ou como se fosse um livro dentro de um livro, já nem sei. Só sei que o achei absolutamente magnifique!
Por isso o recomendo:
- Para quem gosta de ler.
- Para quem gosta de belas histórias de amor.
- Para quem gosta de livros.
- Para quem gosta de histórias sobre livros.
- Para quem gosta de Paris.
- Para quem gosta de culinária.
- Para quem gosta de sonhar.
- Para quem gosta de sorrir.

E o meu grande obrigada à Quinta Essência por nos ter presenteado com este pequeno tesouro literário! É realmente um livro que vale a pena. :)

Para mais informações sobre este livro pode espreitar aqui ou visitar o site da Quinta Essência.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)