Títulos



Noutro dia, num pequeno encontro com alguns bloggers amigos, à conversa sobre livros e leituras, veio ao de cima um tema que eu acho fascinante: os títulos.

Por diversas vezes me tenho debatido, com alguma irritação, confesso, por causa de um ou outro título cuja relação com o livro não entendo (este, por exemplo) ou porque apenas acho que o título original, se fosse traduzido para português seria muito mais interessante (como é exatamente o caso do livro que estou a ler).

Mas a verdade é que o trabalho dos editores nem sempre é fácil. Existem livros em que o título salta à vista, logo após as primeiras páginas, outros casos, porém, requerem mais reflexão. Ou porque, por exemplo, o título mais lógico já foi atribuído a um outro livro, ou porque a tradução do título original soa terrivelmente mal. Mil e uma razões para dificultar a vida a quem toma estas decisões. 
De qualquer das formas, parece-me um processo maravilhoso, se bem que por vezes difícil e até frustrante. Já pensaram nisso?
E vocês, que têm a dizer sobre os títulos que vos passam pelas mãos?
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)