"A Casa dos Primatas" de Sara Gruen


As experiências em laboratório, os circos, a exploração comercial de todo o tipo de animais é algo que me toca profundamente, tal como imagino, a grande maioria de vós. Não é um tema fácil, e muitas vezes, sei bem, é mais fácil apagar este ou aquele email que alerta para algum tipo de abuso sem sequer o ver, que ter a coragem de o fazer circular, colocando o dedo na ferida.

Este livro, de algum modo, aborda uma situação similar. Mas não exatamente. Não esperem choque profundo ou cenas de destroçar corações. Esperem sim, uma história apaixonante, viciante, cativante e inspiradora. Daquelas que não vão querer "apagar".

Com base num notório profundo trabalho de pesquisa, Sara Gruen conseguiu criar, a meu ver, uma obra prima. Ficamos a conhecer na perfeição certas personagens-chave, que espelham a realidade de quem lida com o estudo de ou com animais: por um lado o cientista que desenvolve uma relação familiar com um grupo de bonobos ao mesmo tempo que os estuda, e que daria a vida para os defender, e por outro, o cientista sem escrúpulos que os considera como simples meios para atingir um fim. 
Simultaneamente, mas num campo muito diferente, encontramos jornalistas com as mesmas características, os íntegros, que querem fazer um trabalho de reportagem fidedigno ao mesmo tempo que respeitam os intervenientes, e os sensacionalistas, que colocam os cifrões à frente de tudo o mais. Sem dúvida, uma panóplia de personagens muito interessante!

Mas a verdadeira gema deste livro são os próprios bonobos - criaturas adoráveis e inteligentes que nos conquistam pela sua pureza, pela sua beleza interior e pela sua delicadeza.
Se alguém viu “Gorilas na Bruma” compreenderá perfeitamente do que falo. A grandeza destes nossos “meios-irmãos” apenas pode ser abordada com uma boa dose de Amor e Respeito, que é o que fez esta autora.

É uma história lindíssima que recomendo a toda a gente. Quer aos grandes defensores dos direitos dos animais, quer a quem simplesmente precisa de mudar a sua forma de olhar para o mundo que nos rodeia. Não se vão arrepender.

 Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar o site da ASA.
Em www.bertrand.pt

O clube de leitura do meu coração.

 
Copyright 2005-2024 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)