"A Casa dos Primatas" de Sara Gruen


As experiências em laboratório, os circos, a exploração comercial de todo o tipo de animais é algo que me toca profundamente, tal como imagino, a grande maioria de vós. Não é um tema fácil, e muitas vezes, sei bem, é mais fácil apagar este ou aquele email que alerta para algum tipo de abuso sem sequer o ver, que ter a coragem de o fazer circular, colocando o dedo na ferida.

Este livro, de algum modo, aborda uma situação similar. Mas não exatamente. Não esperem choque profundo ou cenas de destroçar corações. Esperem sim, uma história apaixonante, viciante, cativante e inspiradora. Daquelas que não vão querer "apagar".

Com base num notório profundo trabalho de pesquisa, Sara Gruen conseguiu criar, a meu ver, uma obra prima. Ficamos a conhecer na perfeição certas personagens-chave, que espelham a realidade de quem lida com o estudo de ou com animais: por um lado o cientista que desenvolve uma relação familiar com um grupo de bonobos ao mesmo tempo que os estuda, e que daria a vida para os defender, e por outro, o cientista sem escrúpulos que os considera como simples meios para atingir um fim. 
Simultaneamente, mas num campo muito diferente, encontramos jornalistas com as mesmas características, os íntegros, que querem fazer um trabalho de reportagem fidedigno ao mesmo tempo que respeitam os intervenientes, e os sensacionalistas, que colocam os cifrões à frente de tudo o mais. Sem dúvida, uma panóplia de personagens muito interessante!

Mas a verdadeira gema deste livro são os próprios bonobos - criaturas adoráveis e inteligentes que nos conquistam pela sua pureza, pela sua beleza interior e pela sua delicadeza.
Se alguém viu “Gorilas na Bruma” compreenderá perfeitamente do que falo. A grandeza destes nossos “meios-irmãos” apenas pode ser abordada com uma boa dose de Amor e Respeito, que é o que fez esta autora.

É uma história lindíssima que recomendo a toda a gente. Quer aos grandes defensores dos direitos dos animais, quer a quem simplesmente precisa de mudar a sua forma de olhar para o mundo que nos rodeia. Não se vão arrepender.

 Para mais informações podem espreitar aqui ou visitar o site da ASA.

0 comentários:

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

ALGUNS DOS TÍTULOS QUE MAIS ME AGRADARAM NOS ÚLTIMOS TEMPOS

O Regresso de Isabel Allende

O Regresso de Isabel Allende
Uma viagem maravilhosa.

A fabulosa Tetralogia Napolitana - Amiga Genial

A fabulosa Tetralogia Napolitana - Amiga Genial
Espreite a minha opinião e decida-se finalmente a ler os livros de que todos falam.

O que espera por ter estes dois livros na sua estante?

O que espera por ter estes dois livros na sua estante?
Maria Dueñas, a autora, é uma verdadeira contadora de histórias. Encanta-nos, quase que nos hipnotiza, e leva-nos de mão dada até lugares e situações longínquas no tempo. - Fernanda Carvalho de "As Leituras da Fernanda"

"Gente Feita de Terra" - o último livro de Carla M. Soares.

"Gente Feita de Terra" - o último livro de Carla M. Soares.
Uma leitura imprescindível!

Leia o livro e depois veja o filme. Uma história verídica a não perder.

O clube de leitura do meu coração.

 

ASA

Quinta Essência

Planeta

Porto Editora

Bertrand

Lua de Papel

Cultura Editora

Oficina do Livro

Editorial Presença

Jacarandá

D. Quixote

Marcador

Clube do Autor

Livros d'Hoje

Casa das Letras

Suma de Letras

Vogais

Saída de Emergência

Círculo de Leitores

Esfera dos Livros

TopSeller

Objetiva

Visualizações de página na última semana

Copyright 2005-2019 Blogger Template Ipietoon (Adaptado por Fernanda Carvalho - a escrever sobre livros desde 2005)