Com o desenvolvimento das novas tecnologias, os livros
passaram a estar disponíveis num novo formato, o E-Book.
Mas eu, sinceramente, não me vejo a trocar os meus adorados
livros por um ficheiro de computador...
E vocês?
Partilhem as vossas experiências e opiniões!
14 comentários:
Creio que nunca vou deixar de ler livro - as capas, o papel, ter o livro nas mãos - mas quero muito um ebook reader. Sempre que vou de férias com uma grande pilha na mala, ou quero mesmo aquele livro que vai demorar dias a chegar pelo correio (leio muito em inglês e compro na amazon) ou tenho um na mala, mas era outro tipo de leitura que me apetecia nesse dia, penso no reader que ainda não tenho...
Bom dia Fernanda,
já tenho visto algumas pessoas no comboio a lerem nos seus ipads e afins. Não critico quem o faz, mas definitivamente não é para mim.
Ler um livro é mais do que juntar letras, é folhear, é sentir o livro! E isso perde-se completamente com as tecnologias. Eu gosto de computadores, gosto de jogos, mas cada coisa em seu lugar e, para mim, um livro tem que ser um livro de papel :-)
Boas Leituras,
Maria João
abibliotecadajoao.blogspot.com
Não, de forma alguma.
É curioso amiga, ainda ontem debati esta questão com o meu par e umas das primeiras coisas que me veio à cabeça para os livros em formato digital não vingarem no mercado é a pirataria, já imaginaste?
Na minha opinião era o fim do mercado editorial que, mais tarde ou mais cedo, estaria pela ruas da amargura como já acontece com a industria musical. Se houver acesso gratuito (porque acabará por haver), quem é que vai comprar?
Beijinhos e boas leituras.
isso também não é para mim! um livro é muito mais que letras juntas e uma história, é o papel, é o folhear, é mesmo o objecto livro em si!
eu não o troco por nada :)
beijinhos e boas leituras
Trocar os meus livros por um e-book? só se deixarem de fazr livros, porque senão, nunca. Deixar de sentir a textura do livro, o cheiro (sim, eu adoro o cheiro dos livros), as suas páginas quando as folheio...nada disso:)
Ainda não experimentei, pelo que não deveria dar opinião. Contudo, não me vejo a abdicar do cheiro e do tacto dos livros. Onde meteria os meus amados marcadores de livros?
Não vou dizer que nunca beberei dessa água, mas continuo a limpar o pó aos meus.
Beijinhos.
Olá Fernanda,
O meu marido é fã destas novas tecnologias e um dia destes deu-me para ler um artigo sobre o E-Book! Li mas não fiquei entusiasmada, e o marido ficou perplexo, pois será o futuro!! para mim, não! adoro ir à biblioteca passar lá horas a ver, desfolhar, cheirar e trazer 3 livros de 2 em 2 semanas. Adoro os livros!
Bjs
Dulce Barbosa
Isso não dá para mim , gosto tanto de sentir e desfolhar o livro.. um ebook não teria essa piada !
Beijinhos e Boas Leituras
oprazerdaleitura94.blogspot.com
Eu também ainda não aderi ao e-book e nem penso fazê-lo, a não ser que deixem de fazer livros, como alguém referiu acima.
Ler um livro, sentir o seu peso, o virar a página, o cheiro do livro... é indescritível. Os e-books acabam com todos estes prazeres!
E eu adoro ficar horas a olhar para as capas e passar os dedos quando as letras têm relevo!! É fantástico! :)
Eu nao troco os livros por nenhum ebook! Não há nada comparado com o prazer de trazer o livro para casa, sentir a sua textura e cheiro, folheá-lo, andar com ele para todo o lado...até limpar o pó e rever alguns que ja lemos há muito tempo!
beijinhos
Sílvia Soares
http://prokemedeu.blogspot.pt/
Os livros têm que se poder cheirar e folhear, e tocar e apertar contra o peito...
Livros sem ser de papel são frios, não me transmitem estas sensações...
Eu preciso do calor do papel :)
Os e-books não me cativam e por diversas razões.
Não se podem folhear, sentir a afagar. Não se pode sentir o doce aroma do livro.
Depois também eu acho que não tem grande futuro devido ao facto de, facilmente, se poder arranjar cópias gratuitas, vulgarmente conhecida como pirataria. Um pouco como aconteceu com a música e com o cinema. Hoje só compra cd's quem quer, porque tudo, mesmo tudo, se arranja na net de forma gratuita.
Por outro lado, a edição do e-book teria de ser bem mais barata do que a edição em papel, o que, hoje em dia, está muito longe de acontecer, pois constato que os preços são um pouco mais baixos.
Olá!!
Também não me vejo a trocar um e-book o prazer de ler o livro, de ter o livro nas mãos, sentir o cheiro e o toque do papel, de virar as páginas, de usar os meus marcadores... Não, nem pensar... Até porque, para mim, um e-book não é um livro, não é real...
Bjinhos
queriadeti.blogspot.com
Eu continuarei a ler única e exclusivamente em papel, mas julgo que muitas pessoas já se começam a adaptar a esta nova realidade. E o e-book tem efectivamente muitas vantagens.
Vasco
http://vascoricardo.blog.com
Enviar um comentário